4 de set. de 2014

Paulo Maluf se diz envaidecido com título de "Senhor Propina" concedido pela Transparência internacional

BRASIL -
Paulo Maluf se diz envaidecido com título de "Senhor Propina" concedido pela Transparência internacional
Nem mesmo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que o considerou inelegível e a alcunha de “Senhor Propina”, dada a ele pela Transparência Internacional, na terça-feira, na Suíça, tiraram o humor do ex-prefeito de São Paulo, em plena campanha política, no dia do seu aniversário

Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Maluf elogiou a presidente Dilma Rousseff e disse que admira o PT porque tornou-se um partido de "centro para centro-direita"."Eu me sinto comunista perto do PT de hoje", afirmou.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Folha de São Paulo, O Globo, Blog do Reinaldo Azevedo

Na semana em que teve sua candidatura impugnada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), baseada na Lei da Ficha Limpa o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) realizou uma carreata nesta quarta-feira (3) com direito a fogos de artifício, chuva de papel picado e carro de som na zona leste da capital paulista.

Maluf virou garoto propagada mundial da corrupção, ao ser citada como "Mr. Kickback" –ou "Sr. Propina", – em uma campanha mundial contra corrupção, lançada nesta terça-feira (2) pela organização não governamental suíça Transparência Internacional.

Imagem Reprodução

No cartaz da campanha da Transparência Internacional contra corrupção, Paulo Maluf destacadamente citado como exemplo negativo, é chamado de "Mr. Kickback" ("Sr. Propina")

Com ordem de prisão decretada pela justiça americana, na lista de procurados pela Interpol, a policia Internacional, Paulo Maluf, 83 anos, completados ontem, parece não se abalar, com nada, sempre confiado nas brechas da justiça, para continuar impune e politicamente poderoso no Brasil.

Perguntado pelos jornalistas sobre a fama mundial de corrupto, afirmou que fica até "envaidecido de estar importunando uma entidade europeia."

"De uma certa maneira, eu fico até envaidecido de estar importunando uma ONG na Europa. Eu pensava que só importunava picaretas brasileiros, mas agora eu vejo que importuno picareta da Suíça", disse.

De acordo com ele, membros da organização suíça estariam sendo processados por "coisas indecorosas". "Eu recebi uma informação de que dois diretores deles estão sendo processados por coisas indecorosas. Eu não me incomodo com isso", afirmou Maluf, que disse também ficar "envaidecido" de ver seu "trabalho dar coceira em pessoas que vivem na Europa".

Na campanha intitulada "Desmascare a Corrupção", que tem como objetivo pressionar o governo suíço a mudar a legislação sobre sigilo bancário no país, Maluf é acusado de ter desviado US$344 milhões (ou o equivalente a R$ 770 milhões) durante seu mandato como prefeito de São Paulo (1993-1997). O ex-prefeito sempre negou as acusações de corrupção.

Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

“Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia e que dia mais feliz”. Ao som da rainha dos baixinhos Xuxa, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) comemorou o seu octogésimo terceiro aniversário numa carreata pela ruas da Zona Leste de São Paulo.

ANIVERSÁRIO

No dia do seu aniversário, ontem, 03, o parlamentar comemorou seus 83 anos, fazendo uma carreata, em campanha para mais um mandato de Deputado Federal, num carro de som com o logotipo "Loucuras de Amor".

Sua chegada de Maluf no ponto de encontro para o início da carreata, foi tocada a música "Parabéns da Xuxa".

Na carreata, o deputado federal acenou e mandou beijos para eleitores que caminhavam na rua. O trajeto de cerca de duas horas ocorreu sob um dos jingles mais famosos de suas campanhas eleitorais: "São Paulo é Paulo, porque Paulo é trabalhador", diz o refrão.

Segundo a Folha de S. Paulo, alguns eleitores, entretanto, estranharam a campanha de rua. "Ele não estava sendo processado pela Interpol? Ele está aí e ninguém acha ele?", indagou o publicitário Alexandre Mota, 48 anos, que passava pela região no momento da carreta.

O candidato à reeleição disse que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral contra a impugnação de sua candidatura. De acordo com ele, não há dúvida de que a Justiça Eleitoral manterá sua candidatura.

"Decisão da Justiça a gente cumpre. Mas foi 4 a 3, houve uma divisão. Nós vamos recorrer e já há jurisprudência sobre esse assunto", afirmou.

Por 4 votos a 3, venceu o entendimento de que a condenação de Maluf no caso de superfaturamento na construção do túnel Ayrton Senna, quando ele era prefeito de São Paulo, o enquadra no artigo da Ficha Limpa que trata da inelegibilidade por improbidade administrativa.

MARINA

Depois de ser comparada pelo PT aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor, Maluf disse que o discurso da presidenciável Marina Silva (PSB) lembra o de presidentes do regime militar, como Ernesto Geisel e Emílio Médici.

"Dizer que vai governar sozinha? Quem sabe [Adolf] Hitler, [Benito] Mussolini ou [Joseph] Stalin poderiam falar isso. Aqui, com a mídia livre, não pode acontecer", disse, ressaltando que não vê condições administrativas e politicas para que ela governe.

O ex-prefeito de São Paulo também elogiou a presidente Dilma Rousseff e disse que admira o PT porque tornou-se um partido de "centro para centro-direita".

"Eu me sinto comunista perto do PT de hoje", afirmou.

Como presente de aniversário, ele disse que deseja que o Brasil volte a crescer 10% ao ano. Na semana passada, o IBGE anunciou que o PIB brasileiro caiu 0,6% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses deste ano.

TESÃO

O ex-prefeito de São Paulo não quis se alongar em comentários sobre declaração do candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, de que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não tem "tesão" para governar. Perguntado se aos 83 anos teria "tesão" para mais um mandato, fez piada.

"Não vou comentar, mas não preciso, aos 83 anos, de certos instrumentos que muitos jovens fazem uso hoje em dia", finalizou, entre risos.

Nenhum comentário: