9 de dez. de 2013

Quase todos os chefes de estados do planeta estarão presentes na homenagem a Nelson Madela

ÁFRICA DO SUL - Funeral Mandela
Quase todos os chefes de estados do planeta estarão presentes na homenagem a Nelson Madela
A previsão é que mais de 100 chefes de Estado devem comparecer as cerimônia fúnebre que acontecerá, nesta terça-feira, no estádio FNB (antigo estádio Soccer City)onde ocorreu a final da Copa do Mundo de 2010, com capacidade de abrigar 90 mil pessoas

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

COMITIVA BRASILEIRA - Dilma viaja acompanhada pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: White House, CNN, Veja , AFRO News, ABC, Blog do Planalto

Mais de cem chefes de Estado - e outros tantos ex-chefes - irão à África do Sul para participar do funeral de Nelson Mandela, informa a rede CNN nesta segunda-feira. Símbolo da luta contra o apartheid e ex-presidente da África do Sul, Mandela morreu na última quinta feira aos 95 anos e será enterrado no próximo dia 15. É maior reunião de líderes mundiais desde as homenagens ao papa João Paulo II, que em 2005 reuniu cinco reis, seis rainhas, setenta presidentes e primeiros-ministros.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue para Johannesburgo nesta segunda-feira para participar do funeral, que tem início amanhã no estádio FNB (antigo estádio Soccer City).

Foto: White House

COMITIVA AMERICANA - Além de Obama, os ex-presidentes Jimmy Carter, George W. Bush e Bill Clinton, mais a ex-secretaria americana Hilary Clinton, e mais de duas dezenas de parlamentares americanos também estarão na comitiva dos EUA

Dentre outros que já confirmaram presença estão o príncipe Charles, o primeiro-ministro britânico David Cameron, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e celebridades como Bono Vox, Oprah Winfrey e Naomi Campbell.

O Primeiro-ministro britânico, David Cameron, e vice-primeiro-ministro Nick Clegg, o presidente francês François Hollande e seu antecessor, Nicolas Sarkozy, presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e os primeiros-ministros do Canadá, Itália e Austrália estão entre os cerca de 100 chefes de Estado, que confirmaram presença.Os 90 000 lugares do estádio que abrigou a Copa do Mundo de 2010 provavelmente não serão suficientes para acomodar todos os africanos que querem prestar as últimas homenagens a Mandela.

A polícia e o governo sul-africano já trabalham numa operação para conter tumultos no entorno do estádio, que terá acesso controlado. No dia 10 de dezembro, terça-feira, o presidente Jacob Zuma fará um discurso no estádio e receberá os líderes mundiais e celebridades. Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o público será capaz de ver o corpo na quarta-feira das 12:00 às 17:30 e quinta-feira e sexta-feira, das 8:00 às 17:30 .

O corpo de Mandela será transportado no sábado, 14 de dezembro, para a Base Aérea de Waterkloof, em Pretória, e depois irá para o aeroporto de Mthatha, na província do Cabo Oriental. De lá, partirá em procissão para Qunu, aldeia onde Mandela nasceu e será sepultado. No dia 16 de dezembro, uma estátua de Mandela será inaugurada no centro de Pretória.

Zelda la Grange, assistente pessoal de Mandela, disse à imprensa que amigos não param de chegar à sua casa para prestar condolências à família do ex-presidente. "Obviamente há tristeza na casa", ela disse, mas "as pessoas estão celebrando a vida de Madiba [apelido de Nelson Mandela]".

O presidente sul-africano Jacob Zuma, que anunciou a morte de Mandela na quinta-feira, pediu a população de seu país que se lembre dos valores defendidos pelo símbolo de combate ao racismo. "Quando eu digo nós oramos, é que devemos orar por nós para não nos esquecermos de alguns dos valores que Madiba representava”, disse ele. "Ele se levantou pela liberdade. Ele lutou contra aqueles que oprimiam. Ele queria que todos fossem livres", completou Zuma.

Está previsto falar na cerimônia representantes de todos os continentes e matizes políticas, como Barack Obama, Raúl Castro, Dilma Roussef, e os presidentes da Namíbia e Índia.

Foto: Ed Friedel/Flickr

Pedras pintadas com imagens e nome de Mandela, em Cidade do Cabo, África do Sul

Homenagem no Parlamento – O Parlamento da África do Sul irá se reunir nesta segunda-feira para prestar homenagem a Nelson Mandela. A sessão solene especial deve ter a presença dos congressistas atuais e de ex-deputados. Frederik Willem de Klerk, último presidente branco sul-africano, que saiu em 1994 para passar a cadeira presidencial para Mandela, é um dos convidados do Parlamento.

A ex-mulher de Nelson Mandela, Winnie Madikizela Mandela, e o neto, Mandla Mandela, são deputados do Congresso Nacional Africano, porém não se sabe se eles vão comparecer à homenagem. No domingo, milhões de pessoas participaram de orações em todo o país para lembrar o primeiro presidente negro da África do Sul.

Nenhum comentário: