9 de dez. de 2013

O sobradinho do vovô, de Ruy Castro, para a Folha de S. Paulo

BRASIL - Opinião
O sobradinho do vovô
Foi decretado o tombamento da casa que pertenceu aos avós da presidente Dilma Rouseff em Uberaba. O tombamento, de acordo com o decreto, se justifica pela memória e valor histórico do imóvel, por ter abrigado a família da presidenta. Está situada na Rua Vigário Silva, no Bairro São Benedito.

Foto: Alex Rocha/G1

A casa dos Rousseff em Uberaba, declarada patrimônio histórico, porque, em sua infância, a presidente ficava no local com a família quando viajavam à cidade.

Postado por Toinho de Passira
Texto de Ruy Castro
Fonte: Coluna do Ruy Castro , para Folha de S. Paulo

Deu no jornal: a casa da família da presidente Dilma Rousseff em Uberaba (494 km de Belo Horizonte) foi declarada patrimônio histórico. É uma construção de 1938, de porta, janela e varanda com escadinha, como tantas. Em solteira, a mãe de Dilma morou ali com os pais. Casou-se com Pedro Rousseff e os dois se mudaram para Belo Horizonte, onde Dilma nasceu, em 1947. A menina só conheceu a casa nas vezes em que voltou à cidade para visitar o avô. Deve ter rabiscado seu nome a lápis em algumas paredes, não mais.

Para um imóvel se tornar patrimônio histórico, submete-se a um processo que o considere de utilidade pública. Daí é tombado e desapropriado, pagando-se ao proprietário um valor arbitrado por um órgão oficial. A casa, vazia e em mau estado, ainda pertence à família de Dilma. A ideia é transformá-la num memorial dos presidentes brasileiros, com os recursos do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e do Ministério da Cultura.

O prédio não tem qualquer interesse arquitetônico ou histórico, mas o prefeito de Uberaba é aliado político de Dilma e capaz de envolver órgãos federais nesse ato de puxa-saquismo explícito. Houve quem se revoltasse ao ler a notícia, mas prefiro vê-la por um ângulo otimista.

Se há dinheiro para salvar o sobradinho do vovô, não deverá faltar para recuperar, por exemplo, as magníficas edificações da antiga Universidade do Brasil, na Praia Vermelha, construídas por d. Pedro 2º, em 1852. A Reitoria era originalmente o Hospital dos Alienados, onde Lima Barreto foi internado em 1914 e 1919. A cultura brasileira deve muito ao complexo por inteiro. Na Faculdade de Arquitetura, aconteceu em 1959 o primeiro grande show de bossa nova.

Ao passar por ali, hoje, a sensação é de abandono. Mas o MinC parece ter outras prioridades em matéria de patrimônio histórico.
*Acrescentamos subtítulo, foto e legenda à publicação original

Nenhum comentário: