3 de dez. de 2013

Genoino renuncia ao mandato para evitar cassação, numa tentativa de manter chances de aposentadoria

BRASIL - Mensalão
Genoino renuncia ao mandato para evitar cassação, numa tentativa de manter chances de aposentadoria
Manobra do PT para tentar novo adiamento da abertura do processo de cassação fracassou, ficou claro que Genoino seria cassado pela Câmara. A esta altura só Genoino acredita, ou finge acreditar na própria inocência. Mesmo preso e afastado do congresso por renuncia, ainda pretendo manter o processo de aposentadoria por invalidez. Como aposenatar alguém que não possui mais o cargo?

Foto: Arquivo

CARA DE PAU - Fracassada a farsa da doença grave e terminal, Genoino apela para o personagem canastrão do "herói injustiçado e pobre"

Postado por Toinho de Passira
Post baseado no texto de Marcela Mattos, de Brasília, para a VEJA
Fonte: Veja

Para evitar a abertura do processo de cassação, o deputado José Genoino (PT-SP) entregou nesta terça-feira pedido de renúncia ao mandato – ele está licenciado do cargo por problemas de saúde. A opção por abandonar o cargo de parlamentar, foi tomada após a bancada do PT constatar que seria derrotada na votação da Mesa Diretora da Câmara pelo início do processo de cassação – perderia por 5 votos a 2.

Com a renúncia, o ex-presidente do PT tenta garantir a aposentadoria por invalidez, o que lhe renderia salário vitalício de deputado – hoje de 26 700 reais.

Na carta de renúncia, o mensaleiro atacou a imprensa: repetiu a cantilena de que houve uma "transformação midiática em espetáculo de um processo de cassação" e voltou a dizer que é inocente. “Não pratiquei crime algum, não dei azo a quaisquer condutas, em toda minha vida pública ou privada, que tivesse o condão de atentar contra a ética e o decoro parlamentar.”

Deputados petistas manobram há semanas para protelar o andamento do processo contra Genoino. Nesta terça-feira, os aliados chegaram a elaborar um parecer sustentando que, pela legislação trabalhista, ele não poderia ser afastado ou demitido enquanto está de licença médica. No entanto, a cúpula da Câmara recusou a proposta por entender que políticos cumprem mandato e, portanto, não se enquadrariam na regra.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou que, com a renúncia, não haveria como dar continuidade ao processo contra Genoino. No entanto, continua correndo na Casa o pedido por aposentadoria por invalidez.

“A aposentaria é um outro processo, que foi requerido em setembro e terá um desfecho em 90 dias, conforme a junta médica solicitou. É bom ressaltar que ele pediu a aposentadoria em setembro, antes da renúncia. Então pode ser a aposentadoria”, disse Alves.

Condenado no julgamento do mensalão, Genoino, de 67 anos, cumpre pena provisoriamente em regime domiciliar. Ele está afastado da Câmara por causa de problemas cardíacos desde setembro, quando entrou com um pedido por aposentadoria por invalidez. Na ocasião, a junta médica da Casa lhe concedeu um período de quatro meses de licença, que venceria em janeiro de 2014. Mas, por pressão de deputados petistas, que se movimentam para tentar assegurar a aposentadoria por invalidez e o salário vitalício ao ex-presidente do PT, a avaliação foi antecipada para o final de novembro. O laudo elaborado pelos médicos da Câmara, porém, descartou a invalidez do mensaleiro e a existência de uma “cardiopatia grave”. Uma nova bateria de exames está agendada para fevereiro.

Genoino quer por que quer que o contribuinte brasileiro banque sua aposentadoria. Gozou de todas as benesses, durante 25 anos como deputado na Câmara Federal, acostumou com a boa vida, e quer continuar mesmo depois de ter sido condenado por corrupção pela mais alta corte do país.

Na sua carta renuncia, diz que dedicou “45 anos de luta em prol da defesa intransigente do Brasil, da democracia e do povo brasileiro”.

Como correção histórica Genoino faz ser lembrado mesmo por ter atentado pela democracia em duas ocasiões, quando se associou a guerrilha durante o regime militar, para implantar no Brasil, uma ditadura Maonista (ligada a ditadura esquerdista mais radical a época.)

Recentemente participou do grupo que atentou contra a democracia brasileira comprando parlamentares corruptos, como ele, para votar em projetos do governo.

A carta de Genoino

“Dirijo-me a Vossas Excelências após mais de 25 anos dedicados à Câmara dos Deputados, e com uma história de mais de 45 anos de luta em prol da defesa intransigente do Brasil, da democracia e do povo brasileiro, para comunicar uma breve pausa nessa luta, que representa o início de uma nova batalha dentre as tantas que assumi ao longo da vida.

Assim, e considerando o disposto no inciso II, do artigo 56 da Constituição Federal;

Considerando ainda, a transformação midiática em espetáculo de um processo de cassação;

Considerando, de outro modo, que não pratiquei nenhum crime, não dei azo a quaisquer condutas, em toda minha vida pública ou privada, que tivesse o condão de atentar contra a ética e o decoro parlamentar;

Considerando que sou inocente;

Considerando, também, que a razão de ser da minha vida é a luta por sonhos e causas ao longo dos últimos 45 anos, reitero que entre a humilhação e a ilegalidade prefiro o risco da luta; e Considerando, por derradeiro, que sempre lutei por ideais e jamais acumulei patrimônio e riqueza.

Por tudo isso e ao tempo em que agradeço a confiança em mim depositada, ao longo de muitos anos pelo povo do Estado de São Paulo e pelo Brasil, RENUNCIO ao Mandato Parlamentar e encaminho a presente missiva através do deputado José Guimarães PT/CE e do Dr. Alberto Moreira Rodrigues, Advogado inscrito na OAB/DF nº 12.652

Atenciosamente

José Genoino Neto
Deputado Federal Licenciado

Dr. Alberto Moreira Rodrigues
OAB/DF nº 12.652″

…………………………………………………………………………………………………

Nenhum comentário: