21 de nov. de 2013

Contrabandistas deixam um milhão de dólares, em barras de ouro, no banheiro de um avião, na Índia

ÍNDIA - Bizarro
Contrabandistas deixam um milhão de dólares, em barras de ouro, no banheiro de um avião, na Índia
As barras do precioso metal foi encontradas acondicionadas no toalete de uma avião da companhia aérea indiana Jet Airways, pousado no aeroporto de Calcutá

Foto: EPA

Funcionários das alfândegas mostrar 24 barras de ouro apreendidos no aeroporto de Kolkata, no avião Jet Airways

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Huffington Post, Emirates 247, The Guadian , G1

O pessoal de manutenção e limpeza do aeroporto de Calcutá assustou-se, e chegou a acionar o alarme de suspeita de bomba, ao localizar, escondidos na toalete de avião da companhia indiana Jet Airways, dois recipientes suspeitos. Para surpresa geral constatou-se que se tratava de pequenas latas onde estava acondicionadas, em cada uma, 12 barras de ouro.

O último destino do avião, agora pousado em Calcutá, havia sido a cidade de Patna, num voo domestico, mas anteriormente transitará entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Mumbai, a cidade mais populosa da Índia, ambas tradicionalmente ligadas ao comércio de ouro.

As autoridades do aeroporto, acreditam que o ouro é originário de Dubai e foi deixado porque o condutor, provavelmente um contrabandista, porque até agora ninguém reclamou a carga, por algum motivo, achou que seria pego pela fiscalização aduaneira. Cada uma das barras pesa 1 kg e são do tamanho de um telefone celular. As 24 barras foram avaliadas em cerca de 70 milhões de rúpias, ou 1,1 milhão de dólares.

O contrabando de ouro está em ascensão na Índia, um dos maiores compradores mundiais do metal precioso, acompanhado da China, principalmente depois que o governo local elevou imposto de importação em 10% e impôs restrições para reduzir o suprimento descontrolado para o mercado interno.

Os funcionários aduaneiros disseram que em cinco ocorrências nos últimos dois meses, foram apreendidos um total de 100 kg de ouro.

"Isso não representa nem 10% do material precioso ilegal que transita pelos aeroportos, há muitos grupos atuando e é impossível manter o controle e a fiscalização de toda a movimentação", disse um funcionário do departamento de inteligência da receita, que pediu para não ser identificado.

A lista de passageiros que tomaram o avião em Dubai esta sendo investigada, em busca de suspeitos.

Há poucos dias um homem foi preso, sob suspeita de esconder 5kg de ouro no banheiro de um avião da Air India, em Dubai, vindo de Goa, no oeste do país.

A receita indiana diz está aumentando a fiscalização sobre as toaletes em escalas nos aeroportos do país, e orienta as tripulações dos aviões para ficarem alertas para indentificar passageiros que passam muito tempo dentro dos banheiros.

Nenhum comentário: