20 de nov. de 2013

Beijando cariosamente a Polícia de Choque

ITÁLIA - Protesto
Beijando cariosamente a Polícia de Choque
Manifestante italiana mostra como domar um policial da tropa de choque

Foto: Marco Bertorello / AFP - Getty Images

O carino atravessou a viseira e atingiu em cheio o policial

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Photo Blog - NBC News, AFP


Milhares de pessoas fizeram uma manifestação contra a construção de uma linha de trem de alta velocidade que vai passar pela pequena villlage Alpine.

A polícia estimou a multidão em 7000, enquanto os organizadores prometendo "sitiar esta pequena parte do país que se endividando milhões de italianos" colocam o número em 40 mil.

Eles planejam uma nova ação em Roma nesta quarta-feira durante uma cúpula franco-italiana com a presença do primeiro-ministro italiano Enrico Letta, seu colega francês Jean-Marc Ayrault e o presidente francês, François Hollande quando deverão anunciar o projeto.

Na terça-feira, a perfuração começou na vizinha Chiomonte para cavar um túnel de reconhecimento para o projeto controverso.

Os defensores da linha ferroviária de alta velocidade argumentam que ela vai livrar as estradas de um milhão de caminhões e evitar cerca de três milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano.

A linha vai reduzir o tempo de viagem entre Milão e Paris de sete para quatro horas.

O projeto, lançado em 2001, sofreu atrasos e agora está definido para a conclusão em 2025 ou 2026, a um custo total de 26 bilhões de euros (35000 milhões dólares), dos quais 8,5 bilhões de Euros destinam-se ao túnel transfronteiriço, que será de 57 quilômetros de comprimento.

A União Europeia vai pagar 40 por cento desse montante, ou 3,4 bilhões de euros, enquanto a Itália e a França irão financiar o restante.

Moradores e ativistas ambientais dizem que além de caro e desnecessário o projeto se realizado vai causar danos insanáveis no meio ambiente.

Nenhum comentário: