6 de set. de 2013

Na Inglaterra, neblina causa megaengavetamento, sobre uma ponte, envolvendo 130 veículos

REINO UNIDO - Acidente
Na Inglaterra, neblina causa megaengavetamento,
sobre uma ponte, envolvendo 130 veículos
Dezenas de pessoas ficaram feridas, seis delas em estado grave. Milagrosamente não houve mortes

Foto: Gareth Fuller/PA

Neblina teria favorecido acidente que fechou a ponte de Sheppey por horas.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Telegraph, Portal Universidade, BBC Brasil, Kent Online

Devido a um denso nevoeiro no início da manhã, exatamente na hora do rush, 120 veículos engavetaram-se em uma ponte que liga a ilha de Sheppey ao continente, no condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, a 85 quilômetros de Londres.

Milagrosamente não houve mortes, oito pessoas ficaram gravemente feridas, e outras 60 sofreram traumatismos e ferimentos leves. Enquanto centenas de outros, que lograram sair ilesas, aglomeravam-se na ponte, próximas ao emaranhado de carros.

Foto: Gareth-Fuller-PA

Testemunhas descreveram que durante 10 minutos de caos, os veículos chocavam-se em sequência, numa colisão, após a outra, devido às condições de visibilidade que eram praticamente zero. O inspetor-chefe Andy Reeves, da polícia de Kent, disse que era "positivamente surpreendente" que não tenha havido vítimas fatais.

Foto: Gareth Fuller / PA

O caos começou por volta de 07h15, horário local. Há relatos de que alguns veículos ainda colidiram com os já acidentados, mesmo depois dos primeiros instantes da chegada da polícia e dos primeiros veículos de emergência.

Quando o nevoeiro se dissipou, com a chegada do sol, pode-se avaliar o tamanho do acidente. Dezenas de carros, caminhões e um enorme caminhão baú, estavam entrelaçados, bloqueando totalmente a via> As autoridades foram numerando os para-brisas, contataram ao final que mais de 130 veículos envolveram no acidente.

Equipes de emergência tiveram que utilizar serras e equipamentos especiais, para libertar muitos motoristas presos nas ferragens. Uma frota de ambulâncias levou mais de 30 feridos para hospitais locais, enquanto dezenas de outros foram tratados dos ferimentos e contusões, por equipes de emergência, no próprio local do acidente.

Foto: Gareth-Fuller-PA

Toda a parte superior da ponte ficou repleta de carros e caminhões destroçados. Havia veículos com o teto arrancado e outros sobre o teto de outros.

Fotos: Peter Macdiarmid/Getty Images e Stefan Rousseau/PA


Desde que foi inaugurada em 2006 a ponte era motivo de preocupação para as autoridades locais, sobre questões de segurança e iluminação adequada. Mas segudo testemunhas, alguns motoristas envolvidos na enorme colisão, não estava com os faróis de neblina ligados e muitos deles não baixaram a velocidade, procedimento de segurança obrigatório em situação de baixa visibilidade.

Nenhum comentário: