18 de jul. de 2013

Manifestantes tiraram fotos nus, antes de desocuparem as dependências da Câmara de Porto Alegre

BRASIL -
Manifestantes tiraram fotos nus, antes de desocuparem as dependências da Câmara de Porto Alegre
Circulam pelas redes sociais fotos de manifestantes sem roupa dentro da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que estava ocupada desde o dia 10 de julho. Postadas na noite desta quarta-feira em um perfil do Facebook, as imagens mostram jovens completamente nus, de rosto coberto, posando em frente à Galeria dos Ex-Presidentes da casa, ao lado da entrada do Plenário Otávio Rocha.

Foto: Reprodução

Postado por Toinho de Passira
Fontes:   O Globo, Zero Hora, Folha de S, Paulo, Bloco da Luta - Facebook

Um grupo de manifestantes que desde a quarta-feira (10) ocupava a Câmara de Vereadores de Porto Alegre postou em uma rede social várias fotos de seus integrantes total ou parcialmente nus e com os rostos cobertos. As imagens, retiradas do perfil de uma das manifestantes na rede social, foram compartilhadas por vários usuários.

Não há informação de quando as imagens foram feitas, mas a luz natural permite concluir que foram captadas durante o dia. As quatro fotografias foram retiradas da rede ainda no começo da manhã de hoje. Os manifestantes aparecem sob uma galeria de fotos oficiais de ex-presidentes da Câmara – alguns retratos de vereadores estão virados.

Ao todo 23 pessoas aparecem nas imagens, que também flagra um instante em que vários deles estão dançando abraçados.

Em outro flagrante, um ativista se destaca com a imagem oficial da atual deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B) no meio das pernas. Ela foi vereadora em Porto Alegre entre 2004 e 2006. A Câmara foi ocupada por cerca de 400 pessoas, segundo a Brigada Militar.

Na página do Bloco de Luta pelo Transporte Público na internet, a divulgação das imagens dividiu os integrantes do grupo. A maioria das críticas registrava que as fotos iriam se sobrepor à divulgação dos resultados políticos da ocupação, que terminou com o ingresso de dois projetos sugeridos pelos manifestantes na pauta de tramitação do legislativo.

A Câmara foi totalmente desocupada nesta manhã, depois que um acordo na Justiça entre manifestantes e vereadores foi fechado. A desocupação começou na noite de ontem.

Os projetos preveem passe livre para estudantes, idosos e desempregados no sistema de transporte público de Porto Alegre e a abertura da planilha de custos das empresas de ônibus da cidade.

Segundo o Bloco de Lutas, que liderou as manifestações contra o aumento das passagens em junho, a redução do lucro das empresas pode financiar o passe livre. As propostas foram protocoladas pelas vereadores Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchiona (PSOL).

Uma vistoria realizada pela manhã com a presença da juíza e de um oficial de justiça não constatou danos ao patrimônio da Câmara. Os manifestantes ocuparam o plenário durante uma semana.

Um pedido de reintegração de posse autorizado no sábado (13) pela Justiça foi cassado dois dias depois pela juíza Cristina Marchesan da Silva, que negociou a desocupação do prédio.

O plenário ainda não foi liberado e está lacrado para uma nova vistoria. Os técnicos não conseguiram ligar o painel eletrônico da Câmara, mas não há informação se houve danos ao equipamento.

Nenhum comentário: