10 de jul. de 2013

Como Snowden poderia chegar na América Latina, ou, que os EUA serão capazes de fazer para impedir?

ESTADOS UNIDOS – RÚSSIA
Como Snowden poderia chegar na América Latina,
ou, que os EUA serão capazes de fazer para impedir?
Edward Snowden, o homem mais procurados pelos Estados Unidos, no momento, está abrigado improvisadamente na antesala da alfandega do aeroporto de Moscou. No momento alguns paises sul americanos, se prontificaram a lhe dá asilo, a Venezuela é um deles. Mas parece ser impossível ao ex-espião americano, sair de Moscou para Caracas, sem ser alcanado pelso americanos

Charge: Oliver Schopf - Der Standard (Áustria)

- Mr. Snowden, camuflagem perfeita! Aproveite o seu voo.

Postado por Toinho de Passira
Fontes:   BBC Brasil, Terra, Deutsche Welle, Huffington Post

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu "asilo humanitário" ao ex-funcionário da CIA Edward Snowden - procurado pelos Estados Unidos por ter divulgado informações confidenciais da Agência Nacional de Segurança (NSA) - mas isso não quer dizer que os problemas do americano estejam terminados. Mesmo que ele conte ainda com a aceitação de asilo, tanto por parte da Bolívia, quando por parte da Nicarágua, e senadores, inclusive da oposição do Brasil, chegaram a sugerir que ele fosse acolhido no nosso país.

Para começar, Snowden teve o passaporte revogado pelo governo americano, e não há voos comerciais de Moscou - onde ele se encontraria atualmente - para Caracas ou para qualquer país da América Latina.

Além disso, o incidente da semana passada com o avião do presidente boliviano, Evo Morales, parece indicar que muitos países estariam colaborando com os EUA na caçada ao americano - o que poderia dificultar sua viagem até a Venezuela.

Segundo informações do governo boliviano, França, Itália, Espanha e Portugal não teriam autorizado que a aeronave de Evo, que vinha de Moscou, cruzasse seu espaço aéreo por suspeitas de que o americano estaria a bordo.

O avião foi obrigado a pousar em Viena, onde, segundo denúncias de La Paz, teria sido revistado.

Se fizeram isso com um avião presidencial, imaginem o que pode ser feito, com um avião particular, ou um avião de passageiros.

Ex-técnico em segurança digital da CIA, Snowden delatou um sistema secreto de monitoramento de informações pessoais nos quais agentes da NSA teriam acesso direto a servidores de nove grandes empresas de internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple.

As informações teriam sido conseguidas quando Snowden prestava serviço para a NSA. Para escapar de um processo, no início de maio o americano fugiu do Havaí, onde morava, para Hong Kong. Quando uma investigação criminal foi aberta contra ele na Justiça americana, os Estados Unidos pediram sua extradição, mas Snowden conseguiu viajar para Moscou.

Desde então, segundo autoridades russas, ele estaria vivendo em uma área de trânsito do aeroporto de Moscou. Segundo tais autoridades, essa área seria "território neutro" e o americano só passaria para o território russo após atravessar o controle de passaporte.

Documentos poderiam ser fornecidos pelo país que o asilasse, mas a viagem é um desafio logístico de riscos e custo altíssimo, incluindo aí a possibilidade de custos políticos. Em linha reta, Moscou- Caracas estão a quase 10 mil quilometros.

Não existe voos diretos Moscou Caracas, em qualquer escala no caminho ele poderia ser preso e deportado para os Estados Unidos. Ainda há a possibildiade das companhias aéreas recusá-lo, pois sua presença a bordo pode representar riscos para os outros passageiros.

Mesmo que se consiga um avião com autonomia para atravessar toda a Europa sem precisar reabastecer, com tanques extras adptados, teria que obter autorização dos países para cruzar o espaço aéreo. Autorização que o avião de Evo Morales não conseguiu, apenas por suspeitas.

Resta uma arriscada rota clandestina por rotas aéreos alternativas, via Ocenania, por exemplo, numa louca, dispendiosissima, arriscada e demorada viagem. Mesmo assim, são enormes os riscos do avião com o ex-espião ser interceptado por caças norte-americanos, em algum lugar do planeta, caso o plano de fuga vaze.

Edward Snowden é uma presa importante para os americanos que precisam silenciá-lo e usá-lo como exemplo. Ninguém tem dúvidas que Barack Obama está decidido a jogar alto, com ousadia, raiva e perseverança disposto a caçá-lo, preferencia vivo, mas...

Foto: Leo Ramirez / AFP / Getty Images

“Você está sendo perseguido pelo império, venha para cá", declara o presidente da Venezuela Nicolás Maduro, em entrevista, ontem, 08, convidando publicamente o americano, Edward Snowden, para se asilar na Venezuela

Nenhum comentário: