12 de jul. de 2013

A revolução das três rodas

ITÁLIA – Motor
A revolução das três rodas
Os triciclos não são novidades como meio de transporte, mas o trânsito caótico das grandes cidades, fez com a que a industria investisse em novos designs e tecnologia, fazendo com eles passassem a ser objetos do desejo.

Foto: Divulgação

Piaggio MP3 250 - Lançado no ano passado, motor de 244,3 cc. Preço estimado: 7 mil dolares

Postado por Toinho de Passira
Fonte: The Financialist

Milhões de moradores urbanos de todo o mundo adotaram o “scooter” como seu principal meio de transporta para circular pelo trânsito caótico das grandes cidades. Com a popularidade vieram os novos design do veículo de três rodas, que estão finalmente começando a ganhar notoriedade no mercado norte-americano depois de angariar seguidores dedicados na Europa e na Ásia.

Embora alguns modelos possa parecer módulos lunares, eles na verdade combinam a direção ágil e economia de combustível no padrão das motocicletas, duas rodas, com a vantagem de possuir mais segurança, equilíbrio e estabilidade similar a um automóvel.

Adição de uma terceira roda pode parecer uma maneira óbvia de dar aos pilotos um melhor equilíbrio. Mas a criação de um projeto que proporcionasse estabilidade, sem sacrificar a capacidade de um scooter para inclinar e girar foi um desafio complicado.

A marca Piaggio, patenteou suspensão e sistema de direção que aos condutores girar como se estivessem em um veículo de duas rodas, mas com uma chance reduzida de inclinar demais e perder o controle. Um sistema de bloqueio também entra em ação quando o veículo tem que parar, ficam em perfeito equilíbrio, evitando que os pilotos tenham que colocar os pés no chão para estabilizar o veículo.

O mercado foi ficando cada vez aquecido desde que a Piaggio lançou o MP3 de três rodas. Em 2007, a Can-Am, o fabricante canadense de veículos de passeio, adicionou seu próprio toque para o conceito de três rodas com o Spyder, uma motocross com um conceito similar as motos de duas rodas, com um eixo em Y movido por um motor de 100 cavalos de potência . Os fabricantes italianos ingressaram no mercado em 2010, com outro modelo fora de estrada scooter. Em maio, a montadora francesa Peugeot lançou o Metropolis, um veículo de três rodas movido por um motor de 400 cc.

Estas empresas estão apostando na mesma tendência Piaggio - a saber, que os três rodas serão beneficiados por uma demanda crescente, pela forma segura, eficiente e econômica, para enfrentar o trânsito congestionado das grandes cidades.

Com mais marcas e modelos no mercado, é provável que essa tendência vá inovar a vida urbana em todo o planeta.

Foto: Divulgação

Peugeot Metropolis 400 Preço estimado: 11.600 dólares

.

Nenhum comentário: