24 de jun. de 2013

Milhares de paraguaios protestam contra corrupção e má qualidade do transporte público

PARAGUAI – Primavera Tropical
Milhares de paraguaios protestam contra
corrupção e má qualidade do transporte público
Os paraguaios não negam que inspiraram-se nas manifestações brasileiras, para ir às ruas, com temas similares. Há quem, diante da movimentação paraguaia, veja a possibilidade da onde espalhar-se pela América Latina. Será?

Foto: Rudy Lezcar/ABC Color

A baixa temperatura não impediu a manifestação

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Folha de São Paulo, La Nacion, ABC Color , Facebook -Un Paraguay mejor es Posible, Facebook - Movilización Paraguay Mejor

Milhares de pessoas participaram nesta sexta-feira (21) em Assunção de uma manifestação "Por um Paraguai melhor". Tal como ocorre há duas semanas no vizinho Brasil, o ato paraguaio foi convocado com um caráter "pacífico" e por meio das redes sociais.

O chamado ao protesto no portal "Por um Paraguai melhor" agregava um texto que criticava o recente aumento aprovado pelos deputados das próprias aposentadorias, assim como o adiamento da votação de um projeto relativo ao transporte público para a cidade de Assunção.

Os manifestantes --entre 2.000 e 3.000, conforme a mídia paraguaia-- se reuniram na Praça das Armas, a poucos metros do Congresso, sob baixas temperaturas, e caminharam rumo ao Panteão dos Heróis Nacionais. Policiais acompanharam toda a movimentação, porém não houve confronto. Durante o percurso, chamavam os ônibus de "ferro-velho" e gritavam: "Queremos Metrobus!"

Foto: Facebook

O deboche nas mídias sociais

Também entoaram frases como: "O Paraguai despertou! O que aconteceu em Curuguaty?", em referência a um massacre de seis policiais e 11 trabalhadores rurais em junho de 2012 durante a integração de posse de terrenos ocupados pelos "sem-terra" como protesto pela reforma agrária.

Entre os manifestantes havia estudantes, políticos locais, ativistas e "todo tipo de pessoa" que se revezavam em discursos e pronunciamentos.

Foto: Santi Carneri/Efe

O "Guy Fawkes" paraguaio

Muitos jovens foram à marcha usando a máscara do filme "V de Vingança" que faz alusão a Guy Fawkes, aquele britânico católico do século 17 que tentou explodir o Parlamento da Inglaterra.

Kattia González, presidente da Coordenação dos Advogados do Paraguai, uma das organizações responsáveis pela convocatória, um dos objetivos era exigir que a agenda parlamentar esteja segundo anseios populares.

González afirmou que vê influência do movimento no Brasil. "Acho que o exemplo dos brasileiros nos influenciou, por que eles sim e nós não?"

Graciela Ramírez, 69, disse que foi se manifestar contra "as coisas ruins" que os congressistas estão fazendo. "Quero a modernização do transporte público."

Uma manifestante que residiu por muito tempo na Espanha disse que o movimento lembrava os protestos que ocorreram em Madrid: “... é uma revolução que está ocorrendo por todos os lados e, sobretudo, é preciso fazê-la no Paraguai que é o segundo país mais corrupto do mundo. Somos os indignados.”

Esse movimento Paraguaio é um sintoma que os protestos podem se espalhar pela América Latina, a “Primavera Tropical”, como estão chamando alguns, políticos corruptos e serviço público de baixa qualidade, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, são fartos e motivadores por todo o continente.

Foto: Facebook

Estamos Fartos! Os deputados paraguaios estão votando uma lei, que concederá a eles, aposentadoria integral, após terem exercido apenas dois mandatos legislativos.


Nenhum comentário: