19 de mai. de 2013

Petroleiro, Zumbi dos Palmares, construído no estaleiro Atlântico Sul, terá batismo na segunda-feira

BRASIL - Pernambuco - Economia
Petroleiro, Zumbi dos Palmares, construído no estaleiro Atlântico Sul, terá batismo na segunda-feira
A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada de Ministros, do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da presidenta da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado, participará da cerimonia de entrega do petroleiro, nesta segunda-feira, às 11hrs

Foto: Debora Ghelman/Transpetro

"Zumbi dos Palmares" recebendo os últimos retoques, ainda posicionado no dique seco do Estaleiro Atlântico Sul, Suape, Pernambuco

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1, Diario de Pernambuco, Transpetro, Folha de Pernambuco

O segundo navio-petroleiro construído no estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, está pronto. O Zumbi dos Palmares passou por testes em alto mar e foi aprovado. Na segunda-feira (20), será entregue à Transpetro, em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O navio recebeu o nome de Zumbi dos Palmares em homenagem ao alagoano símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

O petroleiro tem 274 metros de comprimento e 48 de largura, além de 52 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo. A embarcação é do tipo Suezmax, ou seja, tem o tamanho máximo para passar no canal de Suez, entre a Europa, Ásia e África, assim como o outro navio entregue em 2012 pelo estaleiro, o João Cândido.

O Zumbi dos Palmares levou um ano e meio para ficar pronto. Foram quase 2 mil profissionais envolvidos no trabalho. A partir de segunda-feira (20), o navio entra em operação.

"É um orgulho para nós da Transpetro acompanhar a construção do Zumbi dos Palmares aqui no estaleiro Atlântico Sul e [completar] esse desafio de mais um navio construído. Para nós é uma satisfação enorme", afirma o comandante do navio, Carlos Alberto Costa.

A primeira viagem oficial do navio após a entrega vai contar com 26 tripulantes. A única mulher do grupo é uma pernambucana, oficial de náutica, Thalita Sales da Silva Souza. “É uma experiência muito grande em fazer parte dessa tripulação. Eu sou pernambucana e fico muito honrada e feliz”, afirma Thalita.

Na construção do Zumbi dos Palmares foram utilizadas mais de 21 toneladas de aço, 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos. Até o final de 2013, o estaleiro deve entregar outro navio como o Zumbi dos Palmares .

Esta é a quinta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro a entrar em operação. Ao todo, foram encomendados ao estaleiro pernambucano 22 navios, sendo dez petroleiros Suezmax. O primeiro navio entregue foi o João Cândido, que ganhou os mares em maio do ano passado, com mais de três anos de atraso na construção.

Devido a demora, a subsidiária multou o estaleiro e suspendeu os contratos de 16 das 22 embarcações encomendadas. Há uma expectativa que os contratos devem ser retomados agora, após a entrega do Zumbi dos Palmares, dentro do cronograma e do prazo previsto.

Segundo o site da Transpetro, o Programa de Modernização e Expansão da Frota encomendou, também, oito navios gaseiros ao Estaleiro Promar, que como o Estaleiro Atlântico Sul, está instalado no Porto de Suape – PE.

Segundo dados da Transpetro, a indústria naval brasileira já tem hoje a terceira maior carteira mundial de encomendas de navios petroleiros e emprega 54 mil metalúrgicos.

Fotos: Debora Ghelman/Transpetro



"Zumbi dos Palmares" singrando nos mares pernambucanos durante os testes


Nenhum comentário: