10 de abr. de 2013

Morte de Margaret Thatcher: lamentada por uns, comemorada por outros

Inglaterra - Luto
Morte de Margaret Thatcher:
lamentada por uns, comemorada por outros
Para o jornal Daily Mail, ela foi "A Mulher que Salvou a Grã-Bretanha" já o Daily Mirror disse em sua manchete que ela foi "A Mulher que Dividiu uma Nação" e questiona o funeral pomposo marcado para a semana que vem.

Foto: The Daily Mail

A Baronesa Margareth Thatcher, a “Dama de Ferro” morreu na véspera de completar 87 anos, vítima de derrame.

Postado por Toinho de Passira
Texto de Guy Faulconbridge e Kate Holton
, para Reuters
Fonte: Reuters

Admiradores de Margaret Thatcher no mundo todo lamentaram nesta terça-feira a morte da "Dama de Ferro", celebrando seu legado de incentivo ao livre-mercado e combate ao comunismo, enquanto em várias cidades britânicas oponentes da ex-primeira-ministra festejaram o desaparecimento da mulher a quem chamam de "bruxa".

Líderes mundiais do passado e do presidente, do ex-dirigente soviético Mikhail Gorbachev ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviaram mensagens de pesar pela morte de Thatcher, filha de um humilde quitandeiro que acabou tendo o mais longo mandato de um primeiro-ministro britânico em mais de um século (entre 1979 e 90).

"O mundo perdeu uma das grandes defensoras da liberdade, e a América perdeu uma verdadeira amiga", disse Obama.

O governo de Thatcher foi marcado por um endurecimento de conflitos sociais que ainda hoje têm cicatrizes abertas.

Foto: Getty Images

Comportamento odioso: a morte de Margaret Thatcher foi celebrada em várias cidades na segunda-feira

Oponentes dela celebraram sua morte em Londres, na cidade inglesa de Bristol e na cidade escocesa de Glasgow. Muitos abriram champanhe e cidra para festejar.

"Esperamos muito tempo pela morte dela", disse o desempregado Carl Chamberlain, de 45 anos, que ostentava um rabo-de-cavalo grisalho e tomava uma lata de cidra no bairro londrino de Brixton, cenário de graves distúrbios sociais em 1981.

Os jornais desta terça-feira refletiam o caráter polêmico de uma mulher que esmagou os sindicatos, privatizou amplos setores econômicos, confrontou aliados europeus e travou uma guerra para rechaçar uma invasão argentina nas ilhas Falklands (ou Malvinas).

Para o Daily Mail, ela foi "A Mulher que Salvou a Grã-Bretanha" ; o Daily Mirror disse em sua manchete que ela foi "A Mulher que Dividiu uma Nação" e questionou o funeral pomposo marcado para a semana que vem.

Foto: The Telegraph

O corpo de Thatcher sendo retirado do hotel Ritz, em Arlington Street, numa ambulância particular

Durante a noite, o corpo de Thatcher foi retirado, com escolta policial, do hotel Ritz, onde ela morreu na manhã de segunda-feira, após sofrer um derrame.

Em 17 de abril, o corpo será levado de uma capela no interior do palácio de Westminster, local onde ela exercitou seus dons de debatedora, para a catedral de St. Paul. O trajeto será feito em uma carruagem militar puxada por cavalos da artilharia real.

A rainha Elizabeth 2ª e seu marido, o duque de Edimburgo, vão comparecer ao funeral, que deve ser a maior cerimônia desse tipo para um político britânico desde o funeral com honras de Estado dado a Winston Churchill em 1965.

Na quarta-feira, o Parlamento interromperá seu recesso para uma sessão especial em homenagem a ela, que será cremada.

Foto: Associated Press

Escultura de areia, homenageando a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher , feita pelo escultor Sudarshan Pattnaik, em Puri, na Índia.


*Acrescentamos subtítulo, fotos e legendas a publicação original

Nenhum comentário: