9 de mar. de 2013

Presidente do Sport Club Recife diz que contratou lobista para ter jogador na seleção

BRASIL - Escândalo – Seleção Brasileira
Presidente do Sport Club Recife diz que contratou lobista para ter jogador na seleção
Em 2001, o ex-volante Leomar, então jogador do Sport, foi convocado pelo técnico Emerson Leão, para a seleção brasileira, o que gerou polêmica à época. Tanto que a passagem de Leão, que também era técnico do Sport, no comando da Canarinha ficou conhecida como "Era Leomar". Nesta sexta-feira (8/3), o presidente do Leão, Luciano Bivar, em entrevista a Rádio Transamérica, confessou que pagou uma comissão para que o jogador fosse convocado.

Foto: Valter Campanato/ABr

Eu já empurrei jogador para a seleção dando comissão. Esse é o mundo do futebol, estou há 40 anos neste negócio e sei como funciona", Luciano Bivar, presidentre do Sport

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Veja , Terra, Foz Sport, Jornal do Commercio

Doze anos depois de sua contestada participação na seleção brasileira, sob o comando do técnico Emerson Leão, o ex-volante Leomar está no centro de uma acusação nesta sexta-feira: Luciano Bivar, presidente do Sport, clube que o jogador defendia à época, disse ter pago pelos serviços de um lobista para que o ex-jogador, hoje de 41 anos, fosse convocado pela seleção brasileira em 2001.

O então técnico da seleção, Emerson Leão, que havia passado pelo clube pernambucano no ano anterior, negou que tenha atendido a desejos de terceiros e pediu que as declarações do dirigente sejam apuradas.

Leão comandou a seleção em dez partidas entre outubro de 2000, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, e junho de 2001, quando foi demitido, depois de ficar em quarto na Copa das Confederações, dando lugar a Luiz Felipe Scolari.

Com Leão, a seleção obteve três vitórias, quatro empates e três derrotas. Na Copa das Confederações, com aval do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, levou um time misto no qual o esforçado Leomar foi capitão, e que tinha outros jogadores pouco badalados, como o meia Carlos Miguel, então no São Paulo, e o atacante Magno Alves, do Fluminense.

Foto: Alexandre Battibugli/CBF

Leomar pensava que havia sido convocado porque jogava um bolão

Na campanha, empates contra Canadá e Japão e derrotas para França e Austrália selaram o destino do técnico. Leomar era citado por Leão, na época, como um homem de confiança, que tinha sido seu capitão no Sport - embora tenha dito, numa entrevista, que se tratava de um "jogador nota 7, regular". O volante esteve como titular nas últimas seis partidas do técnico à frente da seleção.

"Naquela época contratamos um lobista para fazer a imagem do Leomar junto à comissão técnica da seleção. Isso acontece todo dia. Se falar com o Felipão, ele vai dizer quantos telefonemas recebe do Qatar e da Rússia. Eles mandam vídeos e estatísticas de jogadores", disse Bivar.

Na entrevista que deu a rádio Transamérica de Pernambuco, Bivar foi mais direto: "Eu já empurrei jogador para a seleção dando comissão. Esse é o mundo do futebol, estou há 40 anos neste negócio e sei como funciona."

O dirigente se recusou, no entanto, a dar o nome do responsável por executar esse serviço. Além disso, apesar de ter contratado o lobista, disse acreditar que Leomar acabou convocado por méritos próprios.

"Esse lobista é do século passado e eticamente não poderia revelar o nome dele. Mas não sei se o Leomar foi convocado só pelo lobby ou se a comissão técnica achou que ele tinha talento, que é no que acredito." - disse tentando amenizar as coisas, após ter se dado conta da polêmica que provocou.

Leão rebateu veementemente as declarações de Bivar e garantiu que, ao longo dos oito meses que passou no comando da seleção, não recebeu uma única oferta de empresários para que priorizasse a convocação de algum jogador.

"O único lobby que existiu para a convocação do Leomar foi o bom ano dele como jogador do Sport. Como não me permitiram convocar jogadores dos times de fora, foi dada uma oportunidade a ele. Nada mais que isso. Sinceramente, nunca recebi uma proposta desse tipo. Nem cheguei a conversar pessoalmente com o presidente Ricardo Teixeira quando treinei a seleção.

O Antonio Lopes (então coordenador de seleções) jamais interferiu em qualquer coisa. Ele sabia das convocações antes de serem divulgadas, mas quando a lista já estava pronta."

Foto: Cesar Greco/ Fotoarena

Emerson Leão indignado com as revelações pede investigação

Leão pediu mais informações a Bivar. "Ele disse que não lembra mais com quem fez o lobby. Já que falou, que mostre os culpados. Estou à disposição para qualquer tipo de esclarecimento. Todo mundo sabe que empresários não gostam muito de mim. Eles falam: 'O Leão está naquele clube, não adianta nem oferecer jogador para ele'.

O que vale para mim é a qualidade do atleta."

Por sua vez Luciano Bivar, presidente do Sport, diz não teme ser investigado.

Segundo o mandatário do clube pernambucano, ele não teria feito nenhuma denúncia e sim revelado o que é uma realidade no futebol brasileiro.

- Não fiz uma denúncia. Falei uma realidade, algo que está instalado nos clubes. Estou no meu sexto mandato como presidente do Sport e desde que voltei (ao cargo de presidente), não consigo mais falar com presidentes. Não falamos mais com os presidentes do clube. Não existe a figura física do presidente. Só existe profissional, intermediários, lobistas que querem empurrar jogadores.

- Queria me desfazer do jogador, empurrar ele para algum clube. Não me lembro na época se era pela questão do salário ou outra coisa. Essa pessoa me procurou e surgiu essa possibilidade de colocar o Leomar na Seleção. E se esse Lobista colocasse, teria uma comissão. Acredito que até o Leomar ficou surpreendido com a convocação - completou o mandatário do Rubro-Negro.

Por fim, irritado com a repercussão das declarações, falando a FOX Sports Rádio, Bivar foi incisivo, afirmando que “se Leão está bravo, é porque foi conivente com a convocação do volante há 13 anos”.

“Se ele está bravo, ele está vestindo a carapuça. Se não, ele tem que me ligar e discutir isso comigo”, finalizou.


Nenhum comentário: