21 de jan. de 2013

Em cerimônia privada, Obama toma posse do segundo mandato

ESTADOS UNIDOS
Em cerimônia privada, Obama toma posse
do segundo mandato, ao lado da família
Com apenas a sua família a seu lado, Barack Hussein Obama foi empossado para um segundo mandato no domingo antes da pompa pública de segunda-feira. Foi um momento breve e íntimo na Casa Branca, realizada por causa de um capricho do calendário que assinalou o começo do novo mandato constitucional em um domingo.

Foto: Doug Mills / The New York Times

O presidente Obama faz o juramento diante do Presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts, durante a cerimônia oficial de posse no Salão Azul da Casa Branca neste domingo.

Postado por Toinho de Passira
Fonte: G1, The New York Times, Reuters, Folha de S. Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o juramento oficial para seu segundo mandato no domingo na Casa Branca, em uma cerimônia pequena e privada que definiu um tom mais moderado com relação ao início histórico de sua Presidência quatro anos atrás.

Reunido com sua família no Salão Azul do principal andar cerimonial da Casa Branca, Obama colocou a mão sobre a Bíblia e recitou o juramento de 25 palavras que foi lido para ele pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts. Obama abraçou a esposa Michelle e disse: "Obrigado", depois que ela o parabenizou pela posse.

Obama, que se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos há quatro anos, tomará posse publicamente do segundo mandato nesta segunda-feira, em uma cerimônia bem maior e perante uma plateia de cerca de 800.000 pessoas em frente ao Capitólio.

A cerimônia de domingo foi necessária porque a Constituição norte-americana determina que o presidente tome posse em 20 de janeiro. Os organizadores optaram por uma cerimônia privada na data real e por fazer festividades inaugurais simbólicas no dia seguinte.

Assim, Obama será empossado quatro vezes, duas vezes em cada mandato, o que o iguala a Franklin Roosevelt, que serviu quatro mandatos. Uma segunda cerimônia de posse foi necessária em 2009, quando Roberts se enganou durante o primeiro juramento.

Obama, que obteve um segundo mandato em 7 de novembro ao derrotar o republicano Mitt Romney, abre a segunda rodada enfrentando muitos dos mesmos problemas que dificultaram o seu primeiro mandato: um desemprego alto e persistente, uma dívida esmagadora e uma divisão partidária profunda sobre como solucionar as questões.

Isso tirou parte da euforia da segunda posse de Obama, mas ele foi animado em um serviço na Igreja Metropolitana Episcopal Metodista Africana, no centro de Washington, onde ele e a esposa Michelle, que está exibindo um novo penteado com franjas, bateram palmas e dançaram ao som de música gospel.

"Avante, avante", gritava o pastor Ronald Braxton a sua congregação, ecoando um slogan de campanha de Obama.

Foto: Josh Haner/The New York Times

Na manhã de domingo, o vice-presidente Joseph R. Biden Jr foi empossado pela Juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor, tornando-a a primeira juíza hispânica a administrar um juramento de gabinete para um dos dois maiores cargos do país.


Nenhum comentário: