17 de jan. de 2013

Deputado Jean Wyllys: "60% dos deputados contratam prostitutas!"

BRASIL – Preconceito
Deputado Jean Wyllys: "60% dos deputados contratam prostitutas!"
O deputado defende um projeto que regulamenta a atividade dos profissionais do sexo, que já foi rejeitado em outras ocasiões, afirmando que agora, mais que nunca, com a proximidade da Copa do Mundo, no Brasil, esse assunto precisa ser resolvido com urgência


O projeto reconhece a profissão de prostituta, garante legalmente o pagamento do serviço estabelecendo uma condição de cidadania a profissional do sexo

Postado por Toinho de Passira
Fontes: IG, G1, Folha de S. Paulo, Gospel Mais

Autor de um projeto de lei que legaliza a prostituição, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou que 60% dos homens do Congresso usam os serviços de prostitutas.

A declaração de Wyllys, homossexual assumido, foi feita em entrevista ao portal iG, ao avaliar qual seria a chance de sua proposta ser aprovada, uma vez que o tema é tabu para a maioria dos deputados.

"Eu diria que 60% da população masculina do Congresso Nacional faz uso dos serviços das prostitutas, então acho que esses caras vão querer fazer uso desse serviço em ambientes mais seguros", disse.

A frase não foi bem recebida por representantes da bancada evangélica, que pretendem trabalhar pelo arquivamento da proposta.

"Se ele [Wyllys] sabe quem faz isso, por uma questão de responsabilidade eu o desafio a dizer os nomes dos deputados que vão aos prostíbulos", disse o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica.

Foto: Sérgio Lima/Folhapress

O deputado federal, Jean Wyllys, no Plenário do Congresso, durante sessão



O projeto de Wyllys prevê que será considerada profissional do sexo toda pessoa maior de 18 anos e absolutamente capaz que voluntariamente presta serviços sexuais mediante remuneração. Segundo o texto, os profissionais poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço.

Na proposta, o parlamentar também diferencia a prostituição da exploração sexual.

"É de um moralismo superficial causador de injustiças a negação de direitos aos profissionais cuja existência nunca deixou de ser fomentada pela própria sociedade que a condena", afirmou o deputado.

Uma das últimas oportunidades que o assunto esteve em pauta, em novembro de 2007, a “Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou, uma proposta do então deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que regulamentava a prostituição no país, atendendo um parecer contrário a sua aprovação feito pelo relator o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), atual prefeito de Salvador.


Nenhum comentário: