8 de jan. de 2013

Depardieu é o mais novo cidadão russo

RUSSIA - FRANCA
Depardieu é o mais novo cidadão russo
A capital da república russa de Moldovia, Saransk, foi a primeira cidade russa que o famoso ator francês Gerard Depardieu visitou como cidadão russo, onde é tratado como Chefe de estado. No domingo, ele chegou pelo Mar Negro ao resort de Sochi, onde se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, para receber o seu passaporte russo. Após a chegada no aeroporto de Saransk, Depardieu mostrou seu passaporte russo os fãs que foram recebê-lo no aeroporto.

Foto: Mikhail Klimentyev/AP

Como cidadão russo, o ator francês Gerard Depardieu, à esquerda, cumprimenta o presidente russo, Vladimir Putin, na tarde de sábado.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Itar-Tass, Le Monde, El Pais, Euronews

O que começou como um gesto radical de insubordinação de um ator conhecido no mundo todo diante da "voracidade confiscatória" do Executivo socialista liderado por François Hollande desembocou em uma pantomima global.

O ator, viticultor e empresário francês Gérard Depardieu, 64, foi investido no sábado como cidadão russo pelo presidente Vladimir Putin, que lhe entregou em mãos seu novo passaporte em um ato celebrado em uma de suas luxuosas casas de campo, situada em Sochi, nas margens do mar Negro. Em agradecimento, Depardieu divulgou uma carta em que declara seu amor à Rússia e a Putin e qualifica o regime autoritário do Kremlin como uma "grande democracia".

"Nunca esqueceremos nem perdoaremos essa frase: 'é uma grande democracia'", afirmou o jornalista Matei Ganapolski na rádio de oposição Eco de Moscou.

A cólera da oposição e dos meios de comunicação críticos a Putin subiu de tom no domingo. Depardieu visitou a região de Mordóvia, a 650 quilômetros a leste de Moscou, e ao descer do avião na capital, Saransk, foi recebido debaixo de uma nevasca pelo governador Vladimir Volkov e por um coral feminino em trajes típicos que entoavam bucólicas canções folclóricas, de boas vindas.

A televisão russa, que cobre a visita do ator como se fosse a de um chefe de Estado, informou que Volkov propôs ao intérprete de Obelix que venha residir definitivamente na cidade e lhe ofereceu o cargo de ministro da Cultura da região.

Foto: Euronews

Depardiu exibe o seu novo passaporte, como cidadão russo

Banhada pelo rio Volga, a Mordóvia é mais conhecida por seus campos de prisioneiros do que por seus enclaves turísticos. Uma das jovens agitadoras do grupo Pussy Riot, que foram condenadas a dois anos de prisão por organizar uma oração-protesto contra Putin em fevereiro de 2012, cumpre pena em um centro prisional na região.

Depardieu subiu, mais tarde, no palco do teatro da ópera local vestindo uma colorida camisa bordada e exibiu seu novo passaporte diante de um grande número de jornalistas de todo o mundo. O ator franco-russo pediu aos representantes da mídia francesa que deixassem a sala, segundo contou a televisão russa.

Na Mordóvia, Rússia, Depardieu celebrando a nova cidadania, cercado por “conterrâneas”
Foto: Yulia Chestnova/RIA Novosti
Apesar de a mídia local não ter explicado quanto tempo vai durar o périplo russo de Depardieu, parece que o ator pretende demorar, inclusive faltou nesta terça-feira à audiência de julgamento, em Paris, para qual estava convocado, por dirigir em estado de embriaguez.

Os advogados do ator, tentaram justificar a sua ausência e pediram adiamento da audiência dizendo que ele cumpria agenda de trabalho no exterior. (Depardieu estava na Suiça participando da festa da FIFA para escolher os melhors do mundo). Pelo delito, de dirigir sob efeito de álcool, Depardieu pode ser condenado a dois anos de prisão e a multa mínima de 4.500 euros e perda de seis pontos em sua carteira de motorista.

Na carta que enviou em dezembro passado ao primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, para justificar seu exílio fiscal em Néchin (Bélgica), Depardieu escreveu: "Eu não atiro a pedra contra os que têm colesterol. hipertensão, diabetes ou [bebem] álcool demais, nem contra os que adormecem sobre a moto: sou um deles".

O ator, que ficou conhecido por "Corações Loucos" [Les Valseuses, 1974], é famoso na antiga União Soviética, onde protagonizou campanhas publicitárias e alguns lances polêmicos. Em 5 de outubro passado, comemorou em Grozni o aniversário do presidente da Chechênia, Ramzan Kadirov, acusado de diversos abusos contra os direitos humanos, aos gritos de "Glória a Grozni, glória à Chechênia, glória a Kadirov!".

Enquanto isso, em Néchin e Estaimpuis, o povoado belga onde Depardieu decidiu se instalar para não pagar impostos na França, o inefável prefeito socialista, Daniel Senesael, apresentou os cumprimentos de Natal em um vídeo no qual aparece fantasiado de Asterix ao lado de uma bandeira que diz: "Bem-vindo, Obelix". Senesael anunciou que receberá o ator com uma festa, como fazem com todos os novos moradores: 28% dos habitantes de Néchin são franceses.

Embora o exílio fiscal de Depardieu seja mais um entre os 800 casos registrados por ano - segundo os cálculos de um relatório do Parlamento francês -, a personalidade descomunal do ator e empresário, conhecido seguidor de Nicolas Sarkozy, conseguiu transformar um assunto pessoal em um problema político para François Hollande.

Segundo se soube, o presidente francês falou com o ator num longo telefonema, no dia 1º para tentar baixar o tom da polêmica. Depardieu contou que a conversa durou uma hora e meia, e afirmou que disse ao chefe de Estado "tudo" o que pensa sobre Ayrault, o ministro das finanças francês, e sobre sua política tributária.

O governo francês reduz a duração do telefonema para "meia hora no máximo", e não comentou o conteúdo da conversa e insiste em que o assunto Depardieu e a sentença do Conselho Constitucional, que acaba de anular o imposto de 75% para as rendas superiores a 1 milhão de euros, não dobrarão a vontade do Executivo.

No domingo (6) o ministro da Fazenda, Jerôme Cahuzac, afirmou que o imposto será aprovado novamente antes do outono, atendendo às razões do Constitucional, e sugeriu que em vez de durar os dois anos previstos inicialmente a taxa será "perene".
Leia no “thepassiranews”:
Para não pagar imposto Gerard Depardieu, pode deixar de ser francês

Nenhum comentário: