31 de dez. de 2012

Hillary Clinton internada por causa de um coágulo sanguíneo

ESTADOS UNIDOS
Hillary internada por causa de coágulo sanguíneo
Médicos optaram por internar a Secretaria de Estado Americano, após terem detectado um trombo, um coágulo sanguíneo, provalmente em virtude de um traumatismo craniano após um desmaio e uma queda sofrida por ela no início do mês.

Foto: J. Scott Applewhite/Associated Press

Hillary é um dos nomes mais destacados, como candidata democrata, para suceder o presidente Obama em 2016

Postado por Toinho de Passira
Fontes: The New York Times, New York Post, Times of Israel, Washington Post, G1, Portal Terra

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Rodham Clinton, foi levada ao New York Presbyterian Hospital de Columbia, neste domingo (30) em Nova York após a descoberta de um coágulo em consequência da concussão sofrida alguns dias antes.

O porta-voz Philippe Reines informou que seus médicos descobriram o coágulo durante exames feitos neste domingo. Segundo ele, a secretária de estado está sendo tratada com anticoagulantes e será monitorada por 48 horas.

O Departamento de Estado anunciou há três semanas que Clinton tinha contraído um vírus estomacal que a levou então a cancelar uma viagem a Marrocos, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.

Uma semana mais tarde, 15 de dezembro, seu conselheiro, Philippe Reines, disse que a secretária de Estado, de 65 anos de idade, sofreu uma concussão cerebral depois de ter desmaiado, por causa de uma 'forte desidratação'.

Seus médicos a aconselharam a não retomar, antes de 'meados de janeiro', as longas viagens diplomáticas de avião que costuma fazer por diferentes cantos do planeta.

Apesar da reeleição do presidente Barack Obama em novembro, Hillary deixou claro que não continuará à frente do Departamento de Estado neste segundo mandato. Essa posição foi posta para o presidente desde que ela tomou posse há quatro anos.

Por causa do estado de saúde, ele não compareceu a uma audiência no Congresso, que investiga a responsabilidade do Departamento de Estado, no ataque a representação diplomática americana em Benghazi, na Líbia, onde um diplomata e mais três funcionários da chancelaria foram mortos num ataque terrorista.

Ela também cancelou uma viagem, anteriormente planejada para o Marrocos.

E não compareceu ao anúncio, feito pelo presidente Obama, de que o senador John Kerry, democrata de Massachusetts, seria nomeado para sucedê-la como secretária de Estado. Ela limitou-se a elogiar Kerry, num comunicado.

Segundo o jornal The New York Times, Hillary Clinton é amplamente considerada como um dos principais nomes a sucessão presidencial em 2016, apesar dela negar publicamente essa intenção. Mas assessores próximos a ela não descartou a possibilidade. Em 2008 ela disputou e perdeu a indicação do partido para o presidente Barack Obama.

Em entrevista divulgada, nesta quarta-feira, e gravada bem antes dos problemas de saúde, Hillary declarou a Barbara Walters, da ABC News, em referência aos rumores sobre seu nome para a eleição de 2016:

“Já disse que realmente não é algo que pretenda fazer de novo."

"Tenho estado nos níveis mais altos da atividade americana nos últimos 20 anos e penso que é o momento de dar um passo atrás, talvez me dedicar a escrever, a ensinar ou a fazer conferências".

Hillary Clinton estava entre as "10 personalidades mais fascinantes de 2012", que tradicionalmente são entrevistadas pela jornalista Barbara Walters, da ABC no final do ano.

Aos 65 anos, Clinton descartou, na entrevista, que a idade seja um problema para uma eventual candidatura em 2016. "Por sorte - bato na madeira - não sou uma pessoa apenas saudável, mas também tenho uma energia incrível".

Nenhum comentário: