8 de dez. de 2012

Fiéis pedem bençãos à Imaculada Conceição

BRASIL – Pernambuco
Fiéis pedem bençãos à Imaculada Conceição
No dia de encerramento da festa de Nossa Senhora da Conceição, o movimento é intenso na comunidade para venerar, agradecer e homenagear a santa

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Os fiéis sobem o morro, da Conceição, em Casa Amarela, para pedir bençãos e agradecer graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Jornal do Commercio

Como esperado, o movimento de fiéis no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, é intenso neste sábado (8), na comemoração do Dia de Nossa Senhora da Conceição, santa que dá nome à comunidade. A expectativa é que até o final do dia passem por lá cerca de 800 mil pessoas para reverenciar a padroeira do morro na tradicional festa que completa 108 anos. Apesar da quantidade de pessoas, é possível circular pelo local sem muitos problemas.

As missas estão sendo celebradas desde as 0h deste sábado e a última será às 10h. A procissão de encerramento da festa este ano sairá do Marco Zero por volta das 15h. Guiados por trios elétricos, os católicos irão seguir em peregrinação por cerca de 8 quilômetros com chegada prevista para as 18h. Durante toda a manhã e parte da tarde, as pessoas poderão se confessar e prestar homenagens aos pés da imagem de mais de três metros de altura.

O tema da festa este ano é Nossa Senhora da Conceição do Morro, conforto e esperança do povo de Deus. Característica forte da religião, as pessoas costumam subir a escadaria para pedir consolo à Maria e agradecer graças alcançadas por meio de sua intercessão. A senhora Cacilda Rosendo, de 69 anos, chegou cedo para pagar uma promessa feita este ano. "Tive um AVC e prometi que viria aqui se me recuperasse", relata a mulher. Ela estava acompanhada da amiga Elisabeth da Cunha, 81, que também foi ao local para agradecer. Ela teve fraturou o fêmur e precisou fazer uma cirurgia. O estado recém-operada não a impediu de subir o morro e agradecer à mãe de Deus pela intercessão. Juntas, Cacilda e Elisabeth, participam há 10 anos da festa.

O Dia de Nossa Senhora da Conceição traz como pedido aos devotos da santa a lembrança e compaixão para com os sertanejos que sofrem com uma das piores secas que Pernambuco enfrentou. O santuário está recebendo cestas básicas que serão encaminhadas para a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

Nenhum comentário: