5 de dez. de 2012

Chávez em Cuba, outra vez, para cuidar da saúde (?)

VENEZUELA
Chávez em Cuba, outra vez, para cuidar da saúde (?)
A saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua em destaque da imprensa venezuelana na sequência da sua partida inesperada para Cuba na quarta-feira, 28, para receber novo tratamento médico. O presidente venezuelano, que não aparece em público desde 15 de Novembro, também não foi visto quanto partiu para Cuba, onde terminou há seis meses um ciclo de radioterapia para tratar um câncer diagnosticado em junho de 2001. A Assembleia Nacional concedeu permissão para ele se ausentar do país, mas não há data de retorno prevista.

Foto: Associated Press

Chavez a última imagem pública, 15 de novembro

Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, Diario de Noticias, Agência Brasil, Infobae

Três semanas após a última aparição pública de Hugo Chávez, no último dia 15 de novembro, a população da Venezuela pouco ou nada sabe sobre o verdadeiro estado de saúde do "El Comandante", como o presidente é popularmente conhecido.

Na última quarta-feira, ele viajou a Havana, em Cuba, para um suposto "tratamento especial" de oxigenação hiperbárica.

Mas, até agora, Chávez - nem qualquer membro de seu governo - deram explicações detalhadas sobre o que, de fato, motivou a ausência do líder venezuelano.

De acordo com o jornalista da BBC Mundo Abraham Zamorano, não é a primeira vez que o mandatário passa uma temporada na ilha comunista. Foi no país que o presidente se tratou - e afirmou ter se curado - de um câncer.

Contudo, dessa vez, chamou atenção dos venezuelanos o fato de que o assunto não foi tratado como de praxe, com ampla cobertura do noticiário oficial. Não houve despedida tampouco imagens da viagem, por exemplo.

A longa ausência de Chávez, conhecido pelas longas horas de participação em programas de rádio e TV, vem alimentado rumores sobre o estado de saúde do presidente venezuelano.

Os meios de comunicação estão repletos de manchetes sobre o tema. Entretanto, sem confirmação por parte de fontes oficiais, muitas das notícias sobre o líder restringem-se ao campo das especulações.

Segundo o analista político Luis Vicente Léon, em sua coluna publicada no jornal "El Universal" no último domingo, o principal questionamento é saber "se a deterioração do estado de saúde do presidente é devido às sequelas de sua recuperação (do câncer) ou está ligada a uma nova doença".

Ou seja, se Chávez está em Cuba por causa do impacto das sessões de radioterapia a que se submeteu para tratar o câncer ou se está com uma recaída da doença, da qual Chávez, talvez não tenha se curado.

Em meio à indefinição sobre o estado de saúde do líder venezuelano, a oposição do país tem cobrado detalhes sobre a ausência do presidente, sob a alegação de que tal assunto é obrigação do chefe de Estado.

"A saúde (do presidente) não pode ser algo tratado sob sigilo, porque o povo tem direito de conhecer como anda a saúde do presidente", afirmou Henrique Capriles, candidato da oposição derrotado por Chávez nas eleições de outubro deste ano.

Para o cientista político John Magdaleno, a "saúde do presidente é a principal fonte de incerteza na Venezuela".

"O governo tem tentado dar a informação mínima necessária porque se forem divulgados o local exato do tumor e seu atual estágio, isso pode levar a especulações sobre a expectativa de vida do presidente", disse.

Já o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, negou a falta de transparência. Entretanto, Villegas protagonizou um mal entendido nos bastidores do governo ao informar que o presidente estaria no dia 10 de janeiro para o começo de seu novo - e terceiro - mandato.

A declaração foi interpretada por alguns meios de comunicação como um sinal de que Chávez permaneceria em Cuba até tal prazo, o que foi negado por Villegas.

O vice-presidente do país, Nicolás Maduro, também se pronunciou sobre a saúde do líder venezuelano. Integrante do governo mais próximo de Chávez durante sua recuperação, ele exigiu respeito ao chefe de Estado do país.

"Ele (Chávez) está cumprindo com rigor e disciplina o plano de governar o país pelos próximos seis anos, com mais força, mais maduro, com mais sabedoria", disse o vice-presidente durante um comício de campanha às vésperas das eleições regionais no próximo dia 16 de dezembro.

A ausência forçada de Chávez em meio à campanha para as eleições regionais, provoca mais polêmica, pois sabe-se que diante da importância de um evento político como esse, o presidente só está ausente, porque o tratamento a que está sendo submetido é muito sério e é inadiável.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, apelou para que a oposição e os adversários do presidente venezuelano, Hugo Chávez, respeitem o tratamento de saúde a que ele se submete em Havana, capital cubana. Maduro disse que Chávez reage bem ao tratamento de combate ao câncer e à fisioterapia.

A última especulação dá conta que Chávez é esperado em Brasília no próximo dia 7 para a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Em julho, ele esteve em Brasília para formalizar o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Nenhum comentário: