24 de nov. de 2012

Por que ninguém soube que Lula recebeu premio na Índia?

BRASIL - ÍNDIA
Por que ninguém soube que Lula
recebeu premio na Índia?
Nesta quinta-feira o ex-presidente Lula recebia uma importante distinçao do governo indiano, o prêmio Indira Gandhi, mas ninguém noticiou no Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula recebe o prêmio das mãos do presidente indiano Pranab Mukherjee no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan

Postado por
Texto de Toinho de Passira
Fontes: Insituto Lula, Diario de Notícias – Portugal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. A cerimônia aconteceu no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan e contou com a presença do presidente Pranab Mukherjee, do primeiro-ministro Manmohan Singh, e da nora de Indira e presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi.

O premio foi concedido a Lula em 2010, por sua “extraordinária contribuição para a causa da eliminação da pobreza e da promoção do crescimento inclusivo no Brasil, por sua forte defesa dos laços entre as nações em desenvolvimento e por sua contribuição singular para a causa da parceria Brasil-Índia”.

Na cerimônia, Lula agradeceu o prêmio considerando-o não um reconhecimento pessoal, mas ao povo brasileiro, que “soube entender que só com muita paz e democracia, conseguiríamos liderar o país para o patamar que ele alcançou”.

Em seu discurso, Lula defendeu a inclusão do Brasil e da Índia no Conselho de Segurança da ONU, e uma ordem mundial mais democrática como forma de alcançar a paz.

O primeiro-ministro Singh disse que, sob a liderança de Lula, “o Brasil se tornou uma país mais forte e respeitado internacionalmente”, e mesmo fora da presidência “segue sendo uma das personalidades mais respeitadas no mundo”.

Lula havia sido convidado para receber o prêmio há um ano, no dia 22 de novembro de 2011, mas a viagem foi cancelada depois que descobriu um câncer em sua garganta, menos de um mês antes de partir para a Índia. Este ano, o governo indiano retomou o convite e manteve a mesma data, 22 de novembro.

Desde sua criação, em 1986, o prêmio já foi concedido a 25 pessoas e instituições. Entre os laureados estão Mikhail Gorbatchev, Vaclav Havel, a Unicef, os Médicos Sem Fronteiras, a Fundação Bill & Melinda Gates e Jimmy Carter, entre outros.

O troféu concedido a Lula é um pedaço quadrado de hematita bandada com jaspe, uma das variedades mais duras de rochas encontradas na Índia e com idade estimada em dois milhões de anos. Inserido na rocha, e adornado com prata, está um retrato de Indira Gandhi, com seu nome inscrito em alfabeto devanágari. O troféu é acomodado em uma caixa de jacarandá revestida de prata.

O noticiário brasileiro de quinta-feira só tinha espaço para a posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal. Ofuscado por Barbosa Lula deve ter renovado seu ódio. Só o site do Instituto Lula divulgou com destaque a homenagem a que foi alvo o ex-presidente.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O primeiro-ministro Manmohan Singh, o presidente Pranab Mukherjee, Lula e a presidente do partido Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi (neta de Indira Gandhi) juntos na cerimônia


Nenhum comentário: