14 de nov. de 2012

Israel mata lider do Hamas e prepara ataque terrestre ao território palestino

ISRAEL- PALESTINA
Israel mata lider do Hamas
e prepara ataque terrestre ao território palestino
Na tarde desta quarta feira, o veículo onde estava Ahmed Jabari, considerado chefe do Estado Maior do Hamas, foi atingido por bombas disparadas por uma aeronave israelense. Logo depois, a Força Aérea israelense iniciou uma série de bombardeios à Faixa de Gaza, mais de 30 alvos na região foram atingidos. Em seguida recruta reservistas num claro sinal de preparação de um ataque de maior proporção ao território palestino. O Hamas declarou que "ao assassinar Jabari, Israel abriu as portas do inferno".

Foto: Mahmud Hams/AFP


Ali Ali/EPA


Mohammed-Salem-Reuters

O carro que conduzia o líder palestino Ahmad Jabari, foi pulverizado, com um único disparo oriundo de uma aeronave israelense. Israel disse que matou o militante devido as suas atividades terroristas.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Expresso , Reuters, BBC Brasil, Aljazeera, Le Figaro, Folha de S. Paulo

Ahmed Jabari, chefe militar do Hamas, foi morto hoje, 14, na Faixa de Gaza quando o carro em que seguia foi alvo de um bombardeio aéreo lançado pelas forças israelitas. Logo depois, a Força Aérea israelense iniciou uma série de bombardeios à Faixa de Gaza, que já deixou pelo menos 11 mortos e dezenas de feridos na região. Nas primeiras horas da operação militar, mais de 30 alvos na região foram atingidos.

A mídia israelense relatou que três israelenses foram mortos, nesta madrugada, quando foguetes disparados da Faixa de Gaza, atingiram um prédio de apartamentos na cidade de Qiryat Malakhi, no sul do país.

De acordo com analistas militares, os alvos principais são depósitos de mísseis de longo alcance que podem atingir inclusive a cidade de Tel Aviv.

O porta-voz do Exército israelense, Ioav Mordechai, afirmou que as tropas "estão prontas" para se deslocar em direção à Faixa de Gaza.

"O primeiro objetivo da operação é restaurar a tranquilidade para o sul de Israel e o segundo é atingir as organizações terroristas", disse o porta-voz.

Ahmed Jabari, líder do Hamas, morto por Israel
Ahmed Jabari, 52, morto hoje, era uma das mais importantes lideranças Palestina, liderava as Brigadas Ezzedine al-Qassam - que funcionavam como braço armado do Hamas -, e foi o responsável pelo ataque em Kerem Shalom, junto à fronteira entre Israel e Gaza, a 25 de junho de 2006, que culminou no rapto de três soldados, entre os quais Gilad Shalit.

No ano passado, chefiou a delegação do Hamas nas negociações no Cairo, que culminaram na libertação de Shalit, a 18 de outubro de 2011. Shalit foi trocado por 1027 prisioneiros, na sua esmagadora maioria palestinianos e israelitas árabes.

'Portas do inferno'

A operação militar ocorre depois de uma semana de violência durante a qual seis palestinos foram mortos pelas tropas israelenses e grupos palestinos lançaram mais de 100 foguetes contra o sul de Israel.

O Hamas declarou que "ao assassinar Jabari, Israel abriu as portas do inferno".

Um dos líderes do Hamas, Izat Al Rishk, afirmou que o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, "decidiu cometer crimes de guerra para elevar suas chances nas eleições".

Para o analista do jornal Haaretz, Barak Ravid, "Ahmed Jabari é o Bin Laden de Netanyahu", em referência à morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que foi utilizada como trunfo eleitoral na campanha do presidente americano Barack Obama.

De acordo com o analista, o assassinato de Jabari dois meses antes das eleições em Israel (previstas para 22 de janeiro) "pode se revelar como uma aposta errada" de Netanyahu.

Ravid adverte que as consequências da operação militar podem fugir do controle do governo israelense.

O principal negociador palestino, Saeb Erekat, declarou que a operação militar israelense demonstra que "Israel tem uma agenda de guerra e não de paz".

"Condenamos nos mais duros termos esse novo assassinato israelense que tem o objetivo de iniciar uma escalada sangrenta. Consideramos Israel responsável pelas consequências desse novo ato de agressão", declarou Erekat.

O Comando da Retaguarda instruiu os residentes do sul de Israel a permanecerem a uma distância de 15 segundos dos abrigos anti-aéreos e cancelou as aulas em todas as escolas da região nesta quinta feira.

De acordo com as instruções do Exército, ficam proibidas aglomerações de mais de 100 pessoas nas áreas de risco.

O Exército israelense iniciou o recrutamento de reservistas em preparação para uma possível operação terrestre na Faixa de Gaza, poucas horas depois da morte de Ahmed Jabari.

De acordo com a mídia israelense, o Exército começou a emitir a chamada "ordem 8", que equivale à convocação imediata de soldados da reserva, ato que está sendo interpretado como sinal de que poderá haver uma invasão terrestre à Faixa de Gaza.

Foto: Ariel Schalit/AP

Falando na TV, após o ataque que matou Jabari, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse: "Hoje nós enviamos uma mensagem clara para o Hamas e outras organizações terroristas, e se for necessário, estamos preparados para expandir a operação”. "Nós não vamos tolerar que os cidadãos israelenses continuem a serem ameaçados por ataques de foguetes."


Nenhum comentário: