10 de nov. de 2012

General Petraeus, diretor da CIA, pede demissão por causa de envolvimento extraconjugal

ESTADOS UNIDOS – Escândalo
General Petraeus, diretor da CIA, pede demissão
por causa de envolvimento extraconjugal
Após 14 meses a frente da CIA, o herói militar americano, cai diante de uma investigação do FBI, que apurava se a relação extraconjugal, vivida pelo general, podia ser um "risco potencial para a segurança" dos Estados Unidos. No curso da investigação descobriu-se que a mulher, a escritora, Paula Broadwell, havia tentado acessar a correspondência eletrônica funcional do seu amante, o Diretor da Agencia Central de Inteligência (CIA). Informado da gravidade da situação Petraeus não vacilou em renunciar.

Foto: White House

Holly Petraeus, a esposa de David Petraeus, segura a Bíblia, no ato de posse de Diretor da CIA, diante do vice-presidente Joseph Biden, na Sala Roosevelt da Casa Branca, em 6 de setembro de 2011 em Washington

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Examiner, Daily Mail, Huffington Post, Reuters, The New York Times, Politics Daily, Terra, G1, UPI, BBC Brasil, Revista Exame

O diretor da CIA, a Agência Central de inteligência dos Estados Unidos, General David Petraeus, 60, renunciou ao cargo, onde esteve por 14 meses, através de uma carta endereçada ao presidente Barack Obama e ao Diretor Nacional de Inteligência, James Clapper, nesta sexta-feira, onde declara que estava deixando o cargo, por conta de um caso extraconjugal.

Ele diz na correspondência que depois de estar casado por mais de 37 anos, comportou-se de forma equivocada e danosa, “extremamente ruim ao me envolver em um caso extraconjugal. Tal comportamento é inaceitável tanto para um marido quanto para um líder de uma organização como a nossa", afirmou ele.

O general David Howell Petraeus, filho de holandês, nascido em Nova Iorque, é um respeitadíssimo militar norte americano. Sua passagem pelas forças armadas, uma carreira de 38 anos, é tida como impecável. Sobre sua atuação alguns políticos disseram que militarmente ele foi imprescindível tanto ao governo Bush, quanto ao, de Obama. O general sempre teve entusiasmados admiradores, tanto no partido Republicano quanto no Democrata. Era constantemente consultado, mas negava que tivesse ambições políticas partidárias.

General Petraeus exibindo condecorações de guerra, pouco antes de deixar as Forças Armadas, para assumir a Direção da CIA
Petraeus é uma dos militares com maior número de condecorações em ações de combate.

Graduou-se na academia militar de West Point, conhecida por formar a elite do Exército americano, em 1974 e serviu nas unidades de paraquedistas, infantaria mecanizada e infantaria de assalto nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente Médio.

Em 1991, foi baleado no peito acidentalmente por um soldado durante um exercício militar e teve de passar por uma cirurgia de cinco horas. Anos depois, esteve novamente perto da morte quando seu paraquedas falhou a 18 metros do chão, durante um treinamento. O resultado do acidente foi uma fratura na pélvis.

Em 2003, ele comandou a 101º Divisão de Paraquedistas em Bagdá. Mas ficou pouco tempo em combate, já que as forças armadas iraquianas foram derrotadas com rapidez na capital.

Sua divisão foi então transferida para Mosul, onde ele recebeu a missão de treinar as forças de segurança locais e ajudar a criar condições para a reativação da economia e estabelecimento de instituições democráticas no país.

Pouco depois, Petraeus assumiu o comando da Força Multinacional do Iraque, encarregada de formar um novo Exército iraquiano e fortalecer a Polícia do país.

Diante das dificuldades para estabilizar o Iraque, o governo americano decidiu enviar mais 30.000 soldados ao país antes de iniciar o plano de retirada, no que ficou conhecido como "Doutrina Petraeus".

Ao general também é atribuída a criação de parcerias entre as Forças dos EUA e tribos sunitas na província de Anbar, para enfrentar a Al-Qaeda.

Após 20 meses no comando das operações no Iraque, Petraeus foi nomeado chefe do Comando Central dos EUA, assumindo a responsabilidades pelas operações militares em toda a Ásia Central.

Ele foi designado comandante das forças no Afeganistão em 2010 e se aposentou do Exército em 2011 para substituir Leon Panetta, agora ministro da Defesa, como chefe da CIA.

Paula Broadwell, o calcanhar de Aquiles do general Petraeus
Sob a liderança de Petraeus, a CIA continuou a aumentar seu envolvimento em operações secretas, como o uso de aviões não tripulados para ataques no Paquistão e o estabelecimento de bases secretas no Afeganistão.

Mas também é verdade que à frente da CIA, Petraeus teve um desempenho bem menos brilhante, daquele que o celebrizou nos campos de batalha.

Desde o ataque em Benghazi, na Líbia, one morreram quatro americanos, entre eles o embaixador americano na Líbia, Christopher Stevens, há dois meses, ele estava sendo pressionado, para dá conta do que seria da responsabilidade da CIA naquela noite caótica.

Seu depoimento, secreto, diante de uma comissão de parlamentares, no Congresso Americano estava programada para a próxima semana.

O senador John McCain, candidato a presidente pelo Partido Republicano em 2008, derrotado por Barack Obama, herói da guerra do Vietnam, disse nesta sexta-feira que Petraeus é um "dos maiores heróis militar da América".

Ao aceitar a renuncia de o presidente Barack Obama comentou que ele é um dos mais destacados generais de sua geração. Obama afirmou ainda que seus pensamentos e orações estão com Petraeus e sua mulher. "Desejo a eles o melhor neste momento difícil", afirmou.

Foto: Command Sgt. Maj. Marvin L. Hil/The New York Times

David Petraeus e Paula Broadwell, longos períodos de tempo juntos e intimidade, durante entrevista para escrever a biografia

Paula Broadwell , 40 anos, é a mulher por trás do escândalo que derrubou David Petraeus. Ela é casada, tem dois filhos e ligou-se ao general enquanto escrevia associada ao jornalista Loeb Vernon, um livro biográfico do general, All In: The Education of General David Petraeus, que foi lançado, com relativo sucesso, no início deste ano, nos EUA.

Para esse trabalho, passou meses ao lado do general, no Afeganistão, em 2010. Além disso, segundo a divulgação do livro, fez entrevistas exclusivas com ele.

A biógrafa é formada em Harvard e atualmente cursa o doutorado no King’s College, em Londres.

Segundo perfil biográfico feito pelo “New York Times”, Broadwell foi oradora da turma de ensino médio, de quem ganhou o prêmio de rainha do baile na formatura. Foi, ainda, presidente do conselho estudantil do Estado de Dakota do Norte, além de jogadora de basquete e integrante de orquestra. Ela ainda frequentou West Point, academia militar de prestígio dos EUA –a mesma onde Petraeus, 20 anos mais velho, fez seus estudos.

Broadwell se descreve como uma triatleta e “soccer mom”, expressão que em inglês serve de referência para as mulheres de classe média com filhos em idade escolar que se dedicam com afinco à família e estimulam as atividades das crianças (como os jogos de futebol).

O romance entre Paula e Petraeus virou escândalo e saiu do controle, quando o FBI descobriu a farta troca de email entre o casal,com passagens sexualmente explícitas, diz o "Daily Mail" e o fato de Paula ter tentado acessar indevidamente a caixa postal funcional de Petraeus.

Não se sabe até agora o tamanho da pretensão de Paula, mas não parece ser apenas uma bisbilhotice de amante, o FBI considera que ela foi além da curiosidade, quando tentou acessar informações confidenciais, do correio eletrônico do seu amante e Diretor da CIA.

Foto: Roger L. Wollenberg/ UPI

O general David com sua esposa Holly Petraeus durante cerimônia em sua homenagem na despedida das Forças Armadas, no Forte Myer, na Virgínia em 31 de agosto de 2011.

Na outra ponta da história está Holly Petraeus, 55 anos, a mulher que está casada com o general há 37 anos, e que o acompanhou durante toda a sua carreira militar. Holly chefia atualmente um departamento do Gabinete de Proteção ao Consumidor Financeiro, especializada em proteger e assessorar as famílias de militares endividadas, vítimas de “instituições financeiras predadoras”.

Quando Petraeus foi empossado pelo vice-presidente Joseph Biden, como diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), era Holly quem segurava a Bíblia, sobre a qual ele jurou lealdade ao governo americano.

O general David Petraeus líder militar e herói respeitado, famoso pela habilidade em enfrentar vitoriosamente a resistência iraquiana e os talibãs afegãos, alem da Al Qaeda, é creditado como um dos responsável pela localização e execução de Osama bin Laden, encerra melancolicamente sua carreira pública, derrotado pelos encantos de uma sedutora mulher de meia idade.

Foto: E Greg Mathieson, Mr. News. Splash /DAILY MAIL

Na mesma foto: Holly Petraeus, a esposa e Paula Broadwell, a amante, distanciadas apenas por algumas cadeiras, assistem a sessão da Comissão Especial do Senado que aprovou o general David Petraeus, como diretor da CIA


Nenhum comentário: