30 de nov. de 2012

FHC põe o dedo na ferida: “... o erro de Lula é confundir o público com o privado.”

BRASIL - Corrupção
Fernando Henrique põe o dedo na ferida:
“... o erro de Lula é confundir o público com o privado.”
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo e que deram em corrupção, citou de novo que tirou milhões da pobreza. Tirou, porque nós (do PSDB) mudamos o Brasil’ – disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Foto: Ascom

Fernando Henrique Cardoso e o “xis” da questão

Postado por Toinho de Passira
Fontes: O Globo

Em palestra realizada na capital paulista, o ex-presidente Fernando Henrique, pôs o dedo na ferida, dizendo que “o erro do PT foi imaginar que, para mudar o país, era necessário “ocupar o Estado”.

— A confusão entre o público e o privado, nós não podemos aceitar. Esse é pilar fundamental da crença do PSDB. Uma coisa é o governo, outra coisa é a família. A confusão entre o interesse de família e o interesse público leva à corrupção, um cupim da democracia — criticou ele.

Perguntado se estava se referindo à Operação Porto Seguro, respondeu negativamente:

— Não, é geral. Não gosto de entrar em detalhes e não sou da investigação, mas é geral, não dá certo. O maior problema do Brasil, tradicionalmente na nossa cultura política, é o clientelismo e o patrimonialismo, confusão do público com o privado. Isso vem de sempre, desde o império, a colônia, mas tem de acabar.

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, que acompanhou Lula em várias viagens oficiais, é apontada pela PF como integrante de um esquema que levava empresas a obterem vantagens em órgãos federais. Rosemary também usou sua influência para obter cargos em empresas públicas para sua filha e até para o ex-marido.

— O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo e que deram em corrupção, citou de novo que tirou milhões da pobreza. Tirou, porque nós (do PSDB) mudamos o Brasil — afirmou o dirigente tucano.

Bizarro é que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) perguntado sobre as declarações do ex-presidente tucano acabou dizendo que não havia entendido bem o que FHC queria dizer com essa história de confundir o público com privado, família..?

Marco Maia, como todo bom petista, fingem ter perdido a noção do certo e do errado. Desde que Lula ocupou com a horda petista o estado brasileiro, o dinheiro público e os bolsos petistas confundiram-se, numa simbiose doentia.

Os petistas são hoje dependentes químicos do dinheiro público. Desviar verbas, fraudar licitações e cobrar propinas transformou-se numa atividade tão rotineira que nem parece mais uma coisa ilegal.

Só falta Zé Dirceu, o quadrilheiro, perguntar fingindo espanto: Era crime desviar dinheiro? Mesmo eu sendo Ministro?

Não há, porém, petista ingênuo, essa historia de confusão entre o público e o privado, tem mão única: nunca se ouviu, nem se ouvirá falar, de um petista que tenha por engano abarrotado um cofre público com o dinheiro do próprio bolso.

Nenhum comentário: