19 de nov. de 2012

Dilma fala do julgamento do mensalão
dizendo respeitar decisão do STF, mas...

BRASIL - Mensalão
Dilma fala do julgamento do mensalão
dizendo respeitar decisão do STF, mas...
A presidente Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal espanhol “El Pais” diz que "acata" as sentenças do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, mas considerou que isto não significa "que nada neste mundo de Deus esteja acima dos erros e das paixões humanas".

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Dilma: misturando corrupção, mensalão e paixão.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: El Pais, Folha de S. Paulo, Veja, Estadão, Reuters, Blog do Josias de Souza

A presidente Dilma Rousseff disse em entrevista ao jornal espanhol "El País", publicada neste domingo (18), que "acata" as sentenças do STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão, mas ponderou que ninguém está "acima dos erros".

"Sou radicalmente a favor de combater a corrupção, não só por uma questão ética, senão por um critério político... Há diversos procedimentos jurídicos neste terreno e, como presidente da República, não posso me manifestar sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal. Acato suas sentenças, não as discuto. O que não significa que nada neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas", disse Dilma na entrevista, nas primeiras declarações sobre o julgamento desde a condenações dos petistas.

Essa foi a primeira declaração de Dilma sobre o mensalão após a condenação dos petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares pelo STF.

Apesar de publicada ontem, a entrevista foi realizada na última segunda-feira (12), dia em que o Supremo estabeleceu para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu penas que, somadas, chegam a dez anos e dez meses de prisão. Dirceu foi condenado no julgamento do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa.

No seu Blog o jornalista Josias de Souza Josias de Souza rebela-se com essa conversa de paixão e mensalão, colocada por Dilma na entrevista.
“No instante em que parecia escolher um lado para lutar, Dilma agachou-se atrás da dubiedade. Não discute as sentenças do STF, mas isso “não significa que ninguém neste mundo de Deus esteja acima dos erros e das paixões humanas.”

”O que Dilma disse, com outras palavras, foi o seguinte: como presidente, não fica bem discutir as deliberações do Supremo. Como petista, flerta com o lero-lero do PT, que acusa a Suprema Corte de julgar politicamente e condenar sem provas”.
A presidente está na Espanha, onde participou da XXII Cúpula Ibero-Americana no fim de semana, quando voltou a criticar o excesso de austeridade como receita para os países em dificuldades financeiras se recuperarem. Ela reúne-se nesta segunda-feira com o presidente espanhol, Mariano Rajoy, e o rei Juan Carlos, em Madri, e embarca de volta ao Brasil no fim da tarde.

Nenhum comentário: