25 de nov. de 2012

Descoberta outra sofisticada quadrilha petista plantada no Governo Federal

BRASIL - Corrupção
Descoberta outra sofisticada quadrilha petista
plantada no Governo Federal
A operação Porto Seguro da Polícia Federal prendeu seis pessoas e indiciou 12, todos os servidores acusados de participação em um esquema de corrupção em agências reguladores e órgãos federais. Entre os exonerados estão a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, nomeada para o cargo pelo ex-presidente Lula, e figura da cozinha de José Dirceu. A quadrilha operava no varejo e no atacado, desde pequenos golpes quase amadores até corrupção de grosso calibre que pode envolver bilhões de reais.

Foto: Arquivo Internet

QUEM CHEFIAVA A QUADRILHA? QUEM? - Rosemary Nóvoa de Noronha, mulher de confiança de Lula e apadrinhada de Dirceu foi reconhecida pela PF apenas como a principal “intermediária” do esquema de corrupção.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, Blog do Reinaldo Azevedo, Veja, Veja, O Globo

A na operação "Porto Seguro", deflagrada nesta sexta feira, 23, indiciou a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, gente ligada ao quadrilheiro José Dirceu (foi assessora dele por 12 anos, e por ele plantada no governo desde 2005) por ser um importante elo de uma sofisticada quadrilha especializada em tráfico de influência, que usava inclusive o nome do ex-presidente Lula.

A investigação que começou há mais de um ano, flagrou Rosemary negociando suborno em dinheiro e favores, como uma viagem de cruzeiro (que ela depois reclamou não ser luxuoso o suficiente) e até uma cirurgia plástica. Na última conversa dela gravada antes da deflagração da operação, a ex-assistente de Lula pediu 650 000 reais pelos serviços prestados.

Segundo a investigação, o papel dela era fazer a ponte entre empresas que queriam comprar pareceres fraudulentos de órgãos do governo e as pessoas do governo que poderiam viabilizar a emissão dos documentos.

A queda de Rosemary põe a luz de como funciona esses esquemas de pequenos núcleos de corrupção petista que implantados no governo Lula e em pleno funcionamento até os dias de hoje.

DE NOVO? - Lula vai dizer que não sabia de nada
Rosemary Nóvoa foi nomeada por Lula para chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, em 2005 e, desde então, esteve muito próxima a ele e continuou no cargo, após Dilma ter assumido, a pedido do ex-presidente. O fato de assessorar o ex-presidente fez com que ela própria se tornasse uma pessoa politicamente articulada. Assim, foi capaz de influir na nomeação de homens do alto escalão de agências do governo, como os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos presos hoje pela PF.

Rose, como é conhecida, era presença constante nas comitivas presidenciais, nas viagens ao exterior, ao lado de Lula, nos tempos de presidência. Em 2006, o nome de Rosemary constava de uma lista de 65 servidores que efetuaram saques a título de pagamento de despesas da Presidência da República por meio de cartões corporativos. Na época, havia registros de saques no valor de 2 100 reais no cartão dela. Deputados de oposição tentaram aprovar sua convocação para prestar esclarecimentos à CPI que investigou a farra dos cartões corporativos, mas aliados do Planalto conseguiram barrar o pedido.

A operação da PF, chamada de Porto Seguro, atingiu mais de 40 pessoas, entre elas o número dois da Advocacia-Geral da União, José Weber Holanda Alves. Na sede da AGU, foram recolhidos documentos na sala de um alto assessor do órgão. Procedimento interno de apuração foi aberto por determinação do advogado-geral Luís Inácio Adams para investigar a participação de servidores da autarquia no esquema criminoso.

Rose é tão poderosa, pelo menos como arquivo vivo, que a presidenta Dilma, teve que pedir ao presidente Lula, em viagem pela África, autorização para demiti-la. Fontes ouvidas por Veja dão conta que a princípio, o ex-presidente Lula, mesmo depois de que a operação policial havia chegado até Rosemary, resistiu à ideia de demiti-la, mas acabou concordando neste sábado quando soube do teor das conversas de sua ex-secretária interceptadas pela Polícia Federal, envolvia inclusive o seu nome.

Ainda segundo Veja, um dos interlocutores de Lula com os envolvidos na operação e com a própria Rosemary é o ex-presidente do Sebrae e seu amigo pessoal Paulo Okamotto. Em um primeiro momento, integrantes do PT articularam para que a funcionária se afastasse do cargo e evitasse o desgaste de ter de ser demitida.

Foto: Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

MISSÃO IMPOSSÍVEL- Dilma está agindo sob pressão e em duas frentes: precisa manter a fama de xerifona anti-corrupção, e evitar que a lama alcance Lula e Dirceu. Conseguirá?

O temor no Planalto é que ela possa implicar, direta ou indiretamente, nos diálogos captados pela polícia o ex-presidente por meio de pedidos de favores, propinas ou com recados para nomeações feitas a pedido de Lula. O caso corre em segredo de justiça.

Nos bastidores, o governo trabalha para espalhar o discurso de que o foco da operação são fraudes em pareceres técnicos das agências, e que ilícitos cometidos pela chefe de gabinete da Presidência não têm relação com as atribuições do cargo que ela exercia. A intenção é isolar a atuação e o eventual tráfico de influência praticado por Rosemary das prerrogativas oficiais que seu cargo lhe permitia. E, principalmente, tentar afastar o nome do ex-presidente do caso.

Segundo fontes do Planalto, a forma como Rosemary reagiu à chegada dos policiais ao gabinete da Presidência na capital paulista irritou Dilma. Os relatos que chegaram à presidente foram que Rose causou tumulto e tentou impedir que seu computador fosse apreendido. Ao final, foram copiados os arquivos salvos na máquina. Dilma nunca foi próxima de Rosemary e, ao contrário de Lula, despachou em São Paulo pouquíssimas vezes.

No Planalto, são poucos os que lidam com a funcionária, apontada como de temperamento difícil. No governo Dilma, o escritório paulistano da presidência só é usado quando há necessidade de reuniões pontuais e em escalas de viagens e agendas.

Consta, porém, que nos últimos meses, serviu para encontros e almoços com o ex-presidente Lula para tratar das eleições municipais, ou seja, ele estava utilizando instalações oficiais para realizar reunião políticos partidárias, com as despesas pagas pelo erário.

Como tantos outros arquivos vivos e contaminadores, Rose esta sendo tratada com cuidado para evitar que ela arraste mais gente graúda, para o fundo. Por exemplo, apesar da determinação da presidenta, de serem afastados todos os envolvidos na operação Porto Seguro, atendendo o ex-presidente Lula, a demissão de Rosemary será publicada no Diário Oficial como se ela tivesse pedido para ser exonerada. Os funcionários de carreira apontados pela Polícia Federal como integrantes da quadrilha serão, em um primeiro momento, alvo de procedimentos administrativos e investigações internas.

A investigação teve que eclodir por que a quadrilha estava conduzindo o governo a tomar decisões importantes, dentro do esquema de corrupção, devido as suas manobras de normas técnicas fraudulentas.

PARCERIA - Dirceu e Rose trocam figurinhas há mais de 20 anos
O Globo, destaca, que Rosemary, junto com o ex-ministro José Dirceu, indicou os irmãos Vieira para a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e mantinha com eles estreita ligação. Eles são acusados de participar de um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais.

A demissão na Agência de Águas pode ter implicações sobre decisões importantes tomadas pela agência recentemente. No último dia 26 de outubro, o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) — que opera Jirau e cujo controlador é a multinacional GDF Suez — entrou com representação junto à ANA questionando o parecer que a entidade havia dado ao consórcio Santo Antônio Energia (SAE), que tem entre seus sócios Furnas, Cemig, Odebrecht e Andrade Gutierrez, favorável à ampliação da cota do seu reservatório de 70,5 m para 71,3 m para a instalação de seis turbinas adicionais.

A disputa que está sendo travada na Amazônia brasileira pela ampliação da cota de reservatório de água envolve bilhões de reais. Quanto maior o nível de água, mais potência de geração de energia e, portanto, mas receita para as empresas.

O documento encaminhado à ANA, de 19 páginas, ainda não teve uma resposta da agência. Juntamente com a representação, a ESBR enviou ao agente regulador uma nota técnica com mais de 30 páginas com uma avaliação dos efeitos que a ampliação da cota de água de Santo Antônio poderia ter sobre a região, entre elas o alagamento de municípios próximos.

Ninguém vai estranhar se algumas das empresas beneficiadas no esquema de Rose estejam entre aquelas em que José Dirceu tenha atuado como consultor contratado.

Lula vai dizer de alguma forma que não sabia, e José Dirceu vai dizer que há dezenas de anos não fala, não sabe e não quer saber da vida de Rosemary Nóvoa de Noronha, mas se a Policia Federal investigar mais meia hora...

Nenhum comentário: