30 de out. de 2012

Sandy provoca mortes, enchentes e apagões

ESTADOS UNIDOS
Sandy provoca mortes, enchentes e apagões
O furacão Sandy, uma das maiores tempestades da história dos Estados Unidos, tocou o solo com fortes ventos e chuvas torrenciais na noite desta segunda-feira perto de Atlantic City, em Nova Jersey, após paralisar transportes, provocar a desocupação de áreas alagáveis e interromper a campanha para a eleição presidencial da semana que vem.

Foto: Carlo Allegri Foto / Reuters

CÉU DRAMÁTICO - As vésperas da chegada de Sandy, nuvens densas invadiram os céus de Nova Iorque, prenunciando a pior tempestade de sua história

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Stern, BBC Brasil, Paris Match, MSNBC, The New York Times

A passagem da tempestade Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos e do Canadá provocou enchentes e apagões em Nova York e matou ao menos 13 pessoas.

Em Nova York, a tempestade, apesar de ter sido rebaixada da categoria de furacão para a de ciclone, alagou estações de metrô, túneis, estacionamentos subterrâneos e até mesmo o chamado Ground Zero, que abrigava as torres gêmeas do World Trade Center, derrubadas em 11 de setembro de 2001.

A supertempestade deixou uma vasta área de Manhattan sem luz elétrica. Pacientes tiveram de ser retirados de um hospital após ele ter ficado sem energia.

O executivo que responde pelo metrô nova-iorquino disse que os danos causados pela Sandy ao sistema de transportes coletivo foi sem precedentes.

''O sistema de metrô de Nova York tem 108 anos de idade, mas ele nunca encarou um desastre tão devastador quanto o que vivemos na noite passada'', afirmou Joseph Lhota, presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano da cidade.

Ao longo de todos os 1.290 quilômetros da Costa Leste, mais de 5 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade. E 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas residências. Acredita-se que a supertempestade poderá afetar 50 milhões de pessoas no país.

O transporte foi interrompido em diversas cidades no leste do país, escolas foram fechadas e inúmeros voos deixaram de decolar.

O presidente Barack Obama e seu rival na disputa presidencial, o republicano Mitt Romney, suspenderam atividades de campanha faltando pouco mais de uma semana para a eleição.

A supertempestade chegou à Costa Leste americana por volta das 20h da segunda-feira do horário local, atingindo Atlantic City, em Nova Jersey, com ventos de cerca de 129 quilômetros por hora.

Boa parte da cidade ficou debaixo d'água e 30 mil moradores tiveram de ser evacuados.

A mais antiga usina nuclear dos Estados Unidos, Oyster Creek, em Nova Jersey, entrou em estado de alerta, devido à elevação das águas no Estado.

Veja algumas imagens divulgadas pelas principais agências de notícias:

Foto: Dann Cuellar/ Associated Press

Foto: Lucas Jackson / Reuters

A chegada de "Sandy" nesta segunda-feira à tarde, em Atlantic City, na costa leste.

Foto: Stan Honda / AFP

Anunciada como a tempestade do século, Sandy, cumpriu as mais temidas previsões, com ondas gigantes e ventos de 130 quilômetros por hora. Centenas de milhares de pessoas da Nova Inglaterra e Carolina do Norte deixaram suas casas fugindo da tempestade.

Foto: Richard Drew / AP

A tempestade fechou a Bolsa de Nova York, neste 29 de outubro. Raramente Wall Street deixa de funcionar por causa de fenômenos meteorológicos, as ultimas vezes foram por causa de uma nevasca em 8 de janeiro de 1996 e em 27 de setembro de 1985 para o furacão Gloria.

Foto:John Minchillo / AP

Águas do mar inunda a área onde estão sendo construídos os edifícios, que substituirão o World Trade Center, em Manhattan.

Foto: Andrew Kelly / Reuters

A borbulhantes Manhattan era um bairro fantasma nesta segunda feira à noite

Foto: Andrew Kelly / Reuter

O túnel do metrô é invadido pelas águas, em Manhattan.

Foto: Andrew Burton / Getty Images

Estacionamento subterrâneo, inundado, no distrito financeiro de Nova York.

Foto: Tim Kuklewski / Guarda Costeira dos EUA via AP

HMS Bounty, um veleiro de 180 pés, não resistiu à tempestade e naufragou a cerca de 90 km ao sudeste de Cape Hatteras, Carolina do Norte, nesta segunda-feira. A Guarda Costeira resgatou 14 tripulantes, dois estão desaparecidos, entre eles o Capitão da embarcação.

Foto: Andrew Gombert / EPA

Multidão de curiosos observam um guindaste danificado pela ventania que está pendurado precariamente na 157 W. 57th Street

Foto: Michelle Mcloughlin / Reuters

Ondas acidente mais casas ao longo da linha de costa em Milford, Connecticut em Mohday. A tempestade monstro caindo sobre a costa leste dos EUA, reforçada na segunda-feira depois de centenas de milhares de pessoas se mudaram para um lugar mais alto.

Foto: Lenwood Gibson / Reuters

Carros danificados sentar debaixo de uma árvore caída de ventos fortes no bairro de Queens em Nova York na segunda-feira. Furacão Sandy começou a golpear os EUA Costa Leste na segunda-feira com fortes ventos e chuvas torrenciais, como a tempestade monstro desligar de transporte, empresas fechadas e enviou milhares lutando por horas Higher Ground antes que o pior foi devido à greve.

Foto: Cj Gunther / EPA

Um curioso arrisca-se para tentar fotografar as ondas gigantes que atingem o cais, em Lynn, Massachusetts na segunda-feira

Foto: Mandel Ngan / AFP - Getty Images

O presidente Barack Obama chegando na Base Aérea de Andrew, em Maryland. Retorno antecipado a Washington e cancelamento dos atos campanha,para monitorar o socorro as vítimas do Sandy.

Foto: Lucas Jackson / Reuters

Um veículo tenta se manter perigosamente o trajeto, levado pelo vento do furacão Sandy, em Southampton, Nova York, nesta segunda de manhã.


Nenhum comentário: