11 de out. de 2012

Obama continua a caindo nas pesquisas

ESTADOS UNIDOS – Eleição Presidencial Americana
Obama continua a caindo nas pesquisas
Mitt Romney, o candidato opositor, “tem desfrutado de um de seus melhores momentos da campanha, após vencer o primeiro debate presidencial na semana passada, parcialmente em razão do desempenho passivo de Obama naquele enfrentamento”.


Antes do debate Obama chegou a ter nove pontos percentuais sobre Mitt Romney

Postado por Toinho de Passira
Texto de Patricia Zengerle
Fonte: Reuters

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, ampliou numericamente a sua liderança sobre o presidente Barack Obama para 3 pontos percentuais, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quinta-feira, antes de um aguardado debate entre os dois candidatos a vice.

Romney agora lidera a disputa pela Casa Branca com 47 por cento, contra 44 por cento de Obama, entre os prováveis eleitores ouvidos na pesquisa feita online, a menos de um mês da eleição de 6 de novembro. Na quarta-feira, o republicano tinha um ponto de vantagem sobre Obama, a primeira liderança dele em mais de um mês.

Romney tem desfrutado de um de seus melhores momentos da campanha, após vencer o primeiro debate presidencial na semana passada, parcialmente em razão do desempenho passivo de Obama naquele enfrentamento.

"A força está na direção de Romney agora", disse a pesquisadora da Ipsos, Julia Clark.

O vice-presidente Joe Biden tentará recuperar alguma força para a reeleição de Obama quando estiver diante do candidato republicano a vice, Paul Ryan, na noite desta quinta-feira, no único debate da campanha entre eles.

Biden, político veterano e bom debatedor, conhecido por desferir ataques destruidores com um sorriso, tentará melhorar a perspectiva para os democratas antes de um segundo debate entre Romney e Obama na terça-feira.

Presidente do comitê do orçamento da Câmara dos Deputados, Ryan tentará resistir à agressividade de Biden e evitar a tendência de se atolar em números.

A pesquisadora da Ipsos afirmou que a ascensão de Romney nas pesquisas foi de convencer eleitores indecisos, não de conquistar quem já apoia Obama. E havia sinais de que ainda há muitos votos a ser conquistados.

Dezesseis por cento dos eleitores registrados afirmaram que ainda podem mudar de opinião sobre em quem votar, incluindo 28 por cento dos independentes entrevistados.

Sete por cento dos eleitores registrados afirmaram que já se aproveitaram dos programas que permitem votar mais cedo, e outros 27 por cento disseram que planejam votar antes do dia da eleição.

A pesquisa online com 1.092 prováveis eleitores e 1.312 eleitores registrados foi feita entre 7 e 11 de outubro.

A precisão das pesquisas Reuters/Ipsos é medida usando um intervalo de credibilidade. Neste caso, a pesquisa tem um intervalo de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos para eleitores registrados e de 3,4 para prováveis eleitores.


Nenhum comentário: