11 de out. de 2012

Condenação do ministro de Lula repercute no mundo

BRASIL – Julgamento Mensalão
Condenação do ministro de Lula repercute no mundo
Aliando sempre a figura de Dirceu a Lula, vários jornais do mundo noticiaram a condenação dos altos nomes petistas no "Watergate" do Brasil, como afirmou o The New York Times

Detalhe da pagina do site do The New York Times

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Exame, The New York Times, Le Monde, El Pais, Al Jazerra, El Clarin

A condenação de José Dirceu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não é notícia apenas no Brasil. O mundo também está sendo informado. Desde que o supremo bateu o martelo, considerando culpado o núcleo político do mensalão, veículos de grande repercussão internacional noticiaram o julgamento no Brasil, equivalente em importância ao escândalo "Watergate" nos Estados Unidos, de acordo com o The New York Times.

O que une as matérias é a citação ao onipresente ex-presidente Lula. Dirceu é sempre apresentado como um dos homens mais próximos ao ex-mandatário .

Com o título "caso de corrupção brasileiro traz esperança para o judiciário", o NYT, um dos mais influentes jornais do mundo, comparou o mensalão a Watergate em "importância e escopo". Foi este escândalo que terminou com a renúncia do então presidente Richard Nixon, em 1974.

O cenário traçado pela reportagem, do New York Times, é de que nem os desesperançados brasileiros, acostumados à corrupção, acreditavam que veriam a condenação de políticos importantes.

O periódico, porém, não esquece de fazer uma provocação ao sistema judicial brasileiro.

"Os juízes são muito bem pagos e têm grande margem de manobra para exercer influência - como ordenando a prisão, em setembro, do alto executivo do Google no Brasil por causa de um vídeo politicamente controverso - mas acabar com a corrupção e punir figuras políticas poderosas não tem estado, em geral, entre suas prioridades", afirma uma parte do texto.

A popularidade do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa é ressaltada, assim como fez o britânico Financial Times há duas semanas.

A matéria, embora otimista, termina com um choque de realidade a partir da declaração de um acadêmico de Washington. "É promissor ver a Corte comandar o mensalão, mas este julgamento é a exceção que confirma a regra (de que o judiciário não dá conta de combater a corrupção no país)".

Detalhe do site do Le Monde

O periódico francês, Le Monde, destaca em seu site que a Suprema Corte condenou "três dos homens mais próximos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva". E afirma que, apesar da grande cobertura midiática, o PT não parece ter sofrido perdas nas eleições municipais do último domingo. Espanha

O jornal espanhol, El País, enfatizou o que já se diz no Brasil há algumas semanas: não há mais como defender a tese de que o mensalão não existiu. E mostra que a condenação "mais difícil foi a de Dirceu, porque as provas contra ele não eram tão óbvias quanto as dos outros envolvidos".

A matéria ressalta o que tem sido apontado por aqui como maturidade institucional da justiça: "dos 11 juízes, oito foram nomeados por Lula e a presidente Dilma Rousseff", lembra a reportagem. - BBC (Reino Unido)

A BBC reesalta que Dirceu, Genoino e Delúbio enfrentam uma pena potencial "entre 2 e 12 anos de prisão". E lembra que Lula não foi diretamente envolvido no caso. Negando conhecimento do esquema, ele "permanece uma figura muito popular na vida política brasileira".

O The Washington Post dos Estados Unidos publicou notícia da agência Reuters, assim como o Financial Times, o jornal argentino El Clarin, como o árabe Al Jazeera. O texto lembra que se condenou ontem o homem que "já foi considerado o mais forte competidor para suceder Lula" na presidência.

Detalhe dos sites do El Clarin, El Pais, Aljazeera


Nenhum comentário: