4 de ago. de 2012

PT quer censurar termo 'mensalão' quer imprensa usando a expressão 'ação penal'

BRASIL – Julgamento do Mensalão
PT quer censurar termo 'mensalão'
quer imprensa usando a expressão 'ação penal'
Parece uma pegadinha, mas não é. Por uma questão de formalismo jurídico os ministros do Supremo Tribunal Federal, resolveram usar preferencialmente a expressão “Ação Penal 470” ao invés de “mensalão”, para evitar uma acusação de pré-julgamento. Pegando o mote, o coordenador jurídico do PT disse que a palavra "mensalão" exprime juízo de valor pejorativo e quer proibir a imprensa de usar a palavra "mensalão". Acreditem!

Foto: Captura de video

Globo News: Mensalão em negrito, irrita petistas.

Postado por Toinho de Passira
Estadão

O jornal Estado de São Paulo, noticiou que advogados do PT querem proibir a imprensa de usar a palavra"mensalão". Em reunião nesta sexta-feira, 3, em São Paulo, cerca de 30 advogados decidiram que tomarão "providências jurídicas", para que seja utilizada a designação "Ação Penal 470", quando se referir ao suposto pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula.

O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho, disse que a palavra "mensalão" exprime juízo de valor pejorativo. Sua principal queixa é contra o uso feito pela TV Globo e pela Globo News, "que muitas vezes escrevem a palavra até em negrito". E completa: "Uma concessão pública não deveria divulgar teses, apenas informações para o público".

O ilustre advogado vai tentar proibir o jornalismo opinativo na televisão? Não é impossível, o companheiro Hugo Chávez conseguiu na Venezuela.

A preocupação é com a repercussão do julgamento nas eleições. Segundo informação do jornal, o partido primeiro vai tentar resolver a situação com as empresa de comunicação. Se não funcionar, entrarão na Justiça.

A tentativa é tão ridícula que parece uma piada de mau gosto. Os petistas ao longo desses cinco anos que durou o processo do mensalão, foram “useiro e vezeiro” em usar a expressão mensalão, nos escândalos dos partidos de oposição: “Mensalão tucano”, “Mensalão do Dem”.

Na atual situação, os órgãos de imprensa nem estã o usando a expressão completa Mensalão do PT. Deixam de fazê-lo, por não ser necessário, todos sabem que o Partido dos Trabalhadores é dono da patente da palavra Mensalão.


Imagem publicada no site do jornal português Publico. Como se vê a fama do Mensalão e de Dirceu, atravessaram o Atlântico. Vão censurar também a imprensa mundial?

Agora nos enchemos de dúvidas? Quando nos referirmos a José Dirceu, como deve ser feito? Podemos chamá-lo de ”chefe de sofisticada organização criminosa”, como o fez o procurador, ou usarmos um eufemismo, como, por exemplo, líder da quadrilha da “ação penal 470”?

Os petistas ao invés de ficarem tentando tapar o sol com uma peneira, deveriam se envergonhar com o fato de seus dirigentes terem sido apanhados, em 2005, roubando dinheiro público para financiar campanha, comprar parlamentares e enriquecer ilicitamente, como está provado na denúncia do Procurador Geral da República, lida nesta sexta-feira, no Supremo Tribunal Federal.

Como sabemos que os irrita, de agora em diante, só usaremos a palavra Mensalão em negrito.


Nenhum comentário: