2 de ago. de 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO: Hoje tém espetáculo?

BRASIL - Julgamento do Mensalão
Hoje tem espetáculo?

Charge Sponholz

Postado por Toinho de Passira

O espetáculo do julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, que começará às 14hrs, desta terça-feira, será inicialmente frustrante para o grande público. Um show sem brilho ou emoções, que se estenderá monotonamente, por mais de um mês.

Metade do tempo será gasto com um lengalenga burocrático, leituras intermináveis, duas semanas serão gastas para que os trinta e oito advogados de defesas se pronunciem. Uma perda de tempo, pois todos os ministros já se encontram com votos prontos. Não vão ser algumas palavras ao vento, de um advogado, por mais brilhante que seja, que irá alterar o convencimento construído ao longo de cinco anos, contido nos votos elaborados pelos ministros.

Afora a discussão preliminar sobre o desmembramento do processo, que será proposta pelo ex-advogado de Carlinhos Cachoeira, Marcio Thomaz Bastos, a possiblidade de outra preliminar de suspeição do ministro Dias Toffoli, proposta pelo Procurador Geral da República, e o esperado e previsível bate-boca entre o relator Ministro Joaquim Barbosa e o revisor, Ministro Ricardo Lewandowski, nada de interessante acontecerá.

Só no fim de agosto, os ministros vão começar a dar os seus votos, e vai começar realmente a ser decidida a sorte, dos réus do mensalão, a nata da corrupção petista, dos anos dourados do primeiro mandato do governo Lula.

Melhor é se desligar da televisão e do noticiário e esperar o resultado que é absolutamente imprevisível, até que se concretize.


*Atualizado às 14:00hrs

Nenhum comentário: