27 de jul. de 2012

O vestido emblemático de Angela Merkel

ALEMANHA – Economia
O vestido emblemático de Angela Merkel
Usando no mesmo evento, o mesmo traje que usou em 2008, a chanceler alemã estaria passando uma mensagem de modéstia e economia, segundo a revista alemã “Der Spiegel”. A crise econômica transformou aquilo que em tempos normais seria uma gafe imperdoável, num evento político de ampla repercussão mundial. Embora alguns achem que na verdade tudo não passou de uma distração de Merkel

Foto: Reuters


CRISE OU DESLEIXO?
- Angela Merkel: Em 2012 o mesmo vestido de 2008, trocou apenas o relógio e a bolsa, o marido também é o mesmo

Postado por Toinho de Passira
Fontes: O Globo, Berliner Zeitung , Der Spiegel , Frankfurter Runschau, Bild

Numa notícia ao avesso, a chanceler Angela Merkel, 58 anos, desde 2005 a frente do governo alemão, foi elogiada por repetir, quatro anos depois, o mesmo vestido que usou, na mesma ocasião, o festival de Wagner na cidade de Bayreuth. Merkel, não é exatamente uma mulher fashion, muito pelo contrário, sempre é de modo negativo, que se fala do seu modo de vestir.

O mais interessante é que em tempos normais, o vestido de Merkel, um horroroso modelito azul, ainda por cima repetido no mesmo evento, poderia ter sido uma notícia negativa, mas a crise econômica o transformou em símbolo da austeridade europeia, pregada pela chanceler.

A imprensa alemã não economizou em adjetivos: o jornal “Berliner Zeitung” destacou que Merkel optou pelo vestido usado justamente em 2008, “ano de crise”. O jornal “Bild” ressaltou que “a chanceler a rigor recicla seu vestido”.

O “Frankfurter Runschau” sugeriu: “é hora de economizar, para todos”.

A revista “Der Spiegel” afirmou em seu site que a chanceler “colocou em prática, com esta cerimônia oficial, tudo aquilo que prega no cenário internacional: o senso de economia, a modéstia”.

Mesmo antes de se tornar chanceler, Merkel sempre assistia ao festival. Como de costume, ela não deu importância ao look, que é quase sempre o mesmo: calças com o mesmo corte e estética que só se diferenciam pela cor, e poucos acessórios.

Ninguém criticou o fato de que se todas a mulheres seguirem o exemplo de Merkel haverá mais desemprego na indústria de moda alemã. O detalhe é que além do vestido ela também está com o mesmo marido, o cientista, Joachim Saue, com quem é casada desde 1998.

Foto: DPA

A revista Der Spiegel fez uma retrospectiva dos looks usados por Merkel no festival de Wagner, desde 2003 até 2012. Vê-se que não há nada a elogiar

Foto:DPA

Por outro lado, a Der Spiegel mostra e critica os sapatos e a meia de seda curta que Merkel usou neste ano. Melhor não usar, diz a revista aconselhando as leitoras.

Foto: Bjorn Sigurdson/AFP

A útima vez que um traje da primeira ministra Angela Merkel havia sido motivo de notícia, foi em 2008, quando exagerou no decote, na inauguração da òpera de Oslo. Na foto ela está ao lado do primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg.


Nenhum comentário: