28 de jul. de 2012

Imagens da Abertura das Olimpiadas de Londres

LONDRES – OLIMPIADAS 2012
Imagens da Abertura das Olimpiadas de Londres
As melhores imagens do show britânico que abriu as olimpiadas

Foto: Getty Images

Em frente ao estádio, antes de iniciar a festa, a confraternização extra-oficial entre Londres 2012 e Rio 2016

Postado por Toinho de Passira
Texto de Mariana Lajolo e Rodrigo Mattos para a Folha de S. Paulo
Fontes: Folha de S. Paulo, The Independent, The Guardian, Spiegel, Paris Match, 20 minutos

Londres abriu nesta sexta a 30ª edição dos Jogos Olímpicos com uma festa que exibiu e brincou com os ícones britânicos e reforçou a ideia de bons anfitriões dos britânicos.

Londres abriu nesta sexta a 30ª edição dos Jogos Olímpicos com uma festa que exibiu e brincou com os ícones britânicos e reforçou a ideia de bons anfitriões dos britânicos.

Foto: Adrian Dennis/AFP

A cerimônia começou com o ciclista Bradley Wiggins, campeão da Volta da França, tocando um sino que ficará no estádio por 200 anos. Ele foi aplaudido de pé

Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Foto: Stern

Foto: Franck Fife/AFP

No início o cenário era bucólico, mostrando o Reino Unido rural.

Foto: Michael Kappeler/DPA

Depois, ele foi completamente transformado, dando lugar a chaminés e trabalhadores braçais com roupas sujas, simbolizando a Revolução Industrial. A chuva só caiu no início da cerimônia.

Danny Boyle, o diretor do show e ganhador do Oscar com "Quem quer ser um milionário" disse que queria mostrar como os britânicos ajudaram a mudar o mundo, para o bem e para o mal.

Nessa parte, houve uma pequena homenagem a todos os mortos nas duas grandes guerras mundiais. Mas nenhuma referência ao atentado de Munique-72, que levou à morte de 12 israelenses.

Foto: Pawel Kopczynski/Reuter

Foto: Jewel Samad/AFP

A apresentação dos cinco aneis olimpicos, cada um representando um continente

Captura de Video

A cerimônia, então, entrou em sua parte mais divertida: Daniel Craig, como James Bond, apareceu em um filme mostrado nos telões voando de helicóptero com a rainha Elizabeth II

Foto: The Mirror

E, depois, os dois "saltaram" de paraquedas para dentro do estádio. A própria rainha atuou no filme.

Foto: Spiegel

Quando os paraquedistas chegaram ao chão do lado de fora do estádio, a rainha entrou na tribuna de autoridades. O público veio abaixo.

Foto: Paris Match

Em outro momento bastante aplaudido, Danny Boyle fez uma homenagem ao sistema nacional de saúde, com enfermeiras dançando e crianças que estão em tratamento cantando o hino nacional.

"Vamos prestar essa homenagem porque é maravilhoso que nesse país pobres e ricos possam ter acesso ao sistema de saúde de qualidade."

O primeiro ministro David Cameron quer mudar o sistema e ampliar a responsabilidade dos cidadãos com os gastos com saúde.

Foto: Mike Blake/Reuters

No meio da homenagem ao sistema de saúde, Boyle fez também um tributo à literatura infantil, com personagens de Harry Potter, Peter Pan e 101 Dalmatas.

"Se você sabe ler e escrever, você é livre ou pode lutar para ser livre", disse.

Foto: Stern

Joanne K. Rowling, a autora de Harry Porter

Foto: aurence Griffiths/Getty Images

Inúmeras Mary Popins voam com seus guardas chuvas sobre o estádio

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Outro ícone do cinema londrino apareceu em um filme sob o tema de "Carruagens de Fogo". Mister Bean surgiu primeiro como tecladista da banda e depois sonhando que participava da famosa cena do filme da corrida pela praia.

Foto: The Mirror

A parte seguinte foi uma homenagem à cultura pop britânica, das novelas à música, com trechos de sucessos de várias épocas, como Rolling Stones, Beatles, Sex Pistols e Amy Winehouse. Centenas de dançarinos se apresentaram ao som de rock, pop e música tecno. O pano de fundo era a história de um casal que se conhece na balada e se apaixona.

Foto:Ian Langsdon/DPA

Delegação brasileira entrando no estádio

Depois do desfile das delegações, houve queima de fogos e discurso de Sebastian Coe, chefe do comitê organizador, e Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional. O cartola foi muito aplaudido quando anunciou que pela primeira vez na história todas as delegações terão mulheres

A QUEIMA DE FOGOS

Foto: The Mirror

Foto: The Mirror


Antes de a pira ser acesa, a bandeira olímpica foi carregada por oito personalidades mundiais, tendo ao menos uma cada de cada continente.


Entre eles, a brasileira Marina Silva, candidata à Presidência da República em 2010 pelo PV, hoje sem partido. Marina foi escolhida pela sua "dedicação pela luta contra o desmatamento" e por ser uma "apaixonada defensora de nossa frágil terra", segundo palavras da organização.

Foto: Mike Segar/Reuters

Daniel Barenboim, Sally Becker, Shami Chakrabarti, Leymah Gbowee, Haile Gebrselassie, Doreen Lawrence e Ban Ki-Moon, president da ONU, completaram o grupo.

Matthew Lloyd/Getty Images

A tocha olímpica, que chegou de barco com David Beckham


A tocha foi passada para as mãos de Sir. Steve Redgrave, que entrou com ela no estádio. Em seguida, na presença 260 medalhistas olímpicos britânicos, o fogo foi usado para acender as tochas de sete jovens atletas do país, esperanças para Jogos futuros.


Eles foram, então, para o centro do estádio e colocaram fogo nas pétalas, que se uniram formando o que os britânicos batizaram de "caldeirão", uma estrutura em forma de pira. O projeto é de Thomas Heatherwick




Quando os Jogos acabarem, cada país levará a sua para casa.

Foto: Reuters

Sir Paul MacCartney, encerrou levatando o estádio com “Hey Jude”.


Nenhum comentário: