22 de jun. de 2012

Uruguai: A maconha oficial

URUGUAI
A maconha oficial
O governo uruguaio quer plantar, cultivar, industrializar e vendar maconha para os cidadãos do país. Acredita que isso ajudará no combate a violência e a anular influencia do narcotráfico.


o presidente uruguaio, José ‘Pepe’ Mujica, quer combater o trafico estatizando o plantio da maconha

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Blog do Ariel Palacios , G1, El Pais, El Espectador, El Observador

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, anunciou, nesta quarta-feira, que vai enviar ao congresso, um projeto de lei para legalizar e regular a venda da maconha no Uruguai.

O governo vai controlar a produção, industrializar e vender cigarros de “cannabis sativa”, em quiosques oficiais. A intenção da ousada medida é combater o narcotráfico e reduzir a criminalidade, ligada ao comércio das drogas.

"Chegamos à conclusão que a proibição de certas drogas está criando mais problemas à sociedade que a própria droga (...) e com consequências desastrosas", disse em entrevista coletiva o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro, explicando que haverá "um controle severo do Estado sobre a produção e a distribuição" da maconha.

A decisão é inédita na América Latina.

A proposta vai ser apresentada no bojo de uma série de medidas legais, com o objetivo de combater a violência no país.

Atualmente, o Parlamento uruguaio analisa três projetos de lei, de distintos partidos, que preveem a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, mas o governo teme que a medida seja utilizada pelo narcotráfico para transformar o país em um "centro de fabricação e distribuição internacional de drogas", disse o ministro Fernández Huidobro.

Para justificar a decisão, o ministro citou o aumento assustador de homicídios em acertos de contas entre delinquentes, 70% a mais, que no primeiro semestre do ano passado, o que considerou "um sintoma claro do surgimento de certos fenômenos que antes não existiam no Uruguai".

"Esta não é uma ideia original, é algo que está sendo discutindo" em outras partes do mundo, que segue a "linha de pensamento do ex-primeiro ministro espanhol Felipe González", destacou o Ministro.


Nas redes sociais uruguaias o presidente Mujica ganhou o visual do cantor jamaicano Bob Marley, apologista do uso da maconha

Chefes de estado, organizações internacionais e especialistas, tem apresentado opiniões favoráveis e contrarias a maconha oficial uruguaia. O tema como era de se esperar despertou paixões distintas ao redor do planeta.

Pelo que se sabe do projeto, só poderão desfrutar do direito de comprar oficialmente os “cigarrinhos do demônio”, para uso próprio, cidadãos uruguaios residentes. A intenção é evitar que o Uruguai transforme-se numa versão sul-americana da Holanda, país onde a comercialização de determinadas drogas está liberada também para os turistas.

Só pessoas maiores de 18 anos, cadastradas estarão autorizadas a comprar o produto e estarão limitadas a uma cota de 40 cigarros por mês.

A maconha governamental pagará impostos, que seriam destinados a financiar programas de tratamento de viciados.

Não é de hoje, que o nosso vizinho do outro lado do rio da Prata, adota legalmente medidas vanguardistas em questões sociais polêmica e controversas.

No inicio do século passado, por exemplo, legalizou a prostituição. Aprovou a lei do divórcio, em 1907, sete décadas antes de todos seus vizinhos latinos; em 1915 adotou a jornada de oito horas de trabalho; em 1932 tornou-se o segundo país das Américas a conceder o direito de voto às mulheres (o primeiro foi os EUA).

Em 2007 tornou-se o primeiro estado latino-americano a contar com uma lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo em todo seu território e dois anos depois abriu as portas para a adoção de crianças por parte de casais homossexuais. A comunidade gay uruguaia também foi beneficiada em 2010 com o fim das restrições à entrada de homossexuais nas Forças Armadas.

Além disso, o Uruguai é considerado o país mais laico das Américas. O juramento de posse do presidente exclui qualquer referência a Deus. O Presidente jura por sua honra pessoal respeitar a Constituição. Não há crucifixos no Parlamento, sequer nas repartições ou hospitais públicos.

O mais curioso é que o governo do Uruguai produz uísque desde 1946, o “Mac Pay”, o único uísque estatal das américas. O destilado uruguaio chegou a liderar o mercado interno nos anos 80. Hoje, mesmo enfrentando toda a concorrência externa com a livre concorrência no Mercosul e a abertura de mercados, ainda é exportado, com boa aceitação para o Chile e Argentina, e abocanha 13% do consumo interno.

Quem sabe se os uruguaios não estão inventando uma nova maneira de lidar com o problema, que se bem sucedido poderá ser copiado por outros países.

Fosse no Brasil, Dilma criaria o Ministério da Maconha, em se pensando suprapartidariamente, seria da cota do partido Verde, apesar do PT merecer por pleitear, não haveria ministro mais conveniente que o ex-deputado Fernando Gabeira, se bem que Aécio Neves também seria uma boa indicação.


Mac Pay o uísque estatal uruguaio - O jornalista argentino, Ariel Palacios, no seu Blog, destaca que “caso seja aprovado o projeto de lei sobre a cannabis sativa, o Uruguai será o único país do mundo onde o Estado é, além de produtor de uísque, é também distribuidor de maconha.”


Nenhum comentário: