25 de jun. de 2012

O pior da crise paraguaia é a volta de Marco Aurélio Top Top

PARAGUAI - BRASIL
O pior da crise paraguaia é a volta de Marco Aurélio Top Top
Como uma ressaca de uísque paraguaio, a crise dos vizinhos trouxe de volta à cena o defectível assessor de Lula, para assuntos cucarachos, que estava em banho Maria, desde que Dilma assumiu. Dizem que a presidenta está usando Garcia, para se vingar do chanceler Antônio Patriota, que a andou desagradando na Rio+20

Top Top Garcia, seus óculos de tartaruga e a verborrágia, estão de volta. O Brasil não merecia passar esse vexame de novo
Postado por Toinho de Passira
Fontes: La Nacion, ABC, Radar Online, Agência Brasil, Blog do Augusto Nunes

Lauro Jardim no seu Radar Online, já havia dito semana passada que Antonio Patriota havia saído chamuscado da Rio+20 — mais precisamente, com Dilma Rousseff. A presidente teria atribui vários desacertos nas negociações a erros cometidos por Patriota.

Aos mais próximos, há tempos Dilma tem se mostrado impaciente com o chanceler. Em resumo, ela avalia que no Itamaraty há muito punho de renda e pouca mão na massa.

Lauro Jardim conclui que Patriota, contudo, não corre o risco de cair, até porque não tem sucessor óbvio dentro do Ministério das Relações Exteriores.

Agora, possivelmente, para constranger Patriota, Dilma autoriza o famoso trapalhão, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Top Top Garcia, falar em nome do governo brasileiro, sobre a crise paraguaia.

A primeira coisa que ele fez foi extrapolar dos seus poderes de segundo escalão, autonomeando chanceler de todo o Mercosul, “descartando a possibilidade de o Brasil e os demais países do Mercosul (Argentina e Uruguai) intervirem em questões internas do Paraguai”.

Isso até poderia virar outra crise continental, entre o Brasil e os países citados por Garcia, que não tem formação diplomática e foi posto nesta condição de assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, pelo presidente Lula.

O ex-presidente tem com Garcia, uma dívida de gratidão, que repassou para Brasil: nos tempos das vacas magras, em que tinha por profissão ser candidato da república do Brasil, Lula era ajudado por Garcia, como tradutor (ele fala inglês, espanhol e arranha um francês) e a compreender os meandros da política internacional, nos encontros que o então líder de oposição, mantinha com autoridades e políticos de outros países.

Os jornais paraguaios aproveitaram a verborragia do porta voz para assuntos menores, e transcreveram pela metade, sua declaração:"Según García, es 'imposible' cualquier reversión de lo que fue decidido por el Congreso paraguayo" - disseram dois dos mais importantes jornais paraguaios, La Nacion e ABC em uníssono.

Na verdade o despreparado e inábil Garcia disse isso mesmo, dando a entender, a priori que para o governo brasileiro, a situação do Paraguai não tem mais volta.

É verdade também que os jornais preferiram ficar apenas com a primeira parte da observação de Garcia, que em seguida afirmou que “qualquer ação” neste sentido (de reversão do que foi decidido pelo Congresso paraguaio) teria que ser tomada por “ações internas”.

Isso ocorre porque o nosso porta voz de segundo escalão, não sabe avaliar o peso das palavras e do enfoque, de quem está falando em nome de um governo. Diante de uma crise, como essa, as observações e palavras devem ser dosadas e cautelosas, pois podem afetar a vida de milhões de pessoas, e principalmente comprometer o próprio governo que ele representa.

Foi assim que ele, para explicar o a postura do governo brasileiro ao avaliar o impeachment de Lugo como um “rito sumário” e sem qualquer chance de defesa, deu a risível declaração ao jornal Estado de São Paulo: "A justiça às vezes é lenta. Mas quando ela é rápida demais assusta".

O ministro das relações exteriores do Brasil, Antonio Patriota, tal como o seu antecessor Celso Amorim, mostram que por apego ao cargo, submetem-se a essa situação e são capazes de engolir a petulância desse assessorzinho grotescamente pedante, com seus óculos de tartaruga, sua língua presa e suas declarações estapafúrdias.

Marco Aurélio Top Top Garcia é mais uma herança maldita de Lula.

Nenhum comentário: