28 de jun. de 2012

Lula dá uma banana para Humberto

PERNAMBUCO – Recife – Eleições 2012
Lula dá uma banana para Humberto
Blog do Jamildo: “Na festa junina da casa do vice-governador João Lyra Neto, em Caruaru, o governador Eduardo Campos, dizia publicamente que não esperava problemas com o ex-presidente. “Lula não me cobra nada. Quem pega no meu pé é a petezada”, dizia

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A IMAGEM QUE VALE POR MIL PALAVRAS Foto divulgada no site do Instituo Lula, hoje à tarde.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Instituto Lula, Blog do Jamildo, Wikipedia – Humberto Costa

A foto de Lula sorrindo e apertando a mão de Eduardo Campos, divulgada nesta tarde, foi uma tapa na cara lisa de Humberto Costa. O petista fuxicava que o ex-presidente estava “arretado”, com o governador de Pernambuco.

A verdade é que Lula e Eduardo nunca estiveram tão unidos e mancomunados.

O blog do Jamildo diz que, sem alarde e pouco vazamento, o governador Eduardo Campos viajou à São Paulo, nesta quinta-feira (28), para discutir as eleições no Recife com Lula. Não queria lançar o seu candidato, Geraldo Júlio (PSB), sem antes comentar pessoalmente o assunto com o ex-presidente.

Isso debaixo do tiroteio petista, com o presidente do PT, Rui Falcão, declarando guerra a Eduardo, num vídeo, incitando a militância do PT contra o PSB local.

O encontro com Lula, nesta manhã, antes da oficialização do nome do seu apadrinhado nesta tarde, destruiu a argumentação da ala de Humberto Costa, do PT, que tem alimentado a imprensa local com a informação de que Lula estaria brigado com Eduardo Campos, por ter este ter abandonado a aliança com o PT.

Nas redes sociais, ainda segundo Jamildo, depois do encontro, o assessor de comunicação do governo Eduardo, Carlos Percol, divulgou a foto oficial do encontro, sem perder a oportunidade de fazer ironia. “Eles parecem intrigados?”, questionou.

Na “festa junina da casa do vice-governador João Lyra Neto, em Caruaru, o governador Eduardo Campos, dizia publicamente que não esperava problemas com o ex-presidente. “Lula não me cobra nada. Quem pega no meu pé é a petezada”, dizia.

Humberto Costa que já foi uma trinta vezes candidato a Prefeito do Recife, embora ninguém se lembre, ouviu o canto da sereia de José Dirceu e sua trupe e aceitou fazer parte da trama para dar um impeachment paraguaio no Prefeito João da Costa, e aparecer como o candidato da conciliação.

O plano seria ótimo se não houvesse Eduardo Campos no caminho, como a pedra do poema de Carlos Drummond de Andrade.

Desde da origem das brigas do PT recifense, nos tempos dos embates preliminares, em que engalfinhavam-se João Paulo, o ex-prefeito e João da Costa, prefeito atual, que o governador de Pernambuco viu a possibilidade de tomar de assalto a sucessão do Recife.

Assim, quando concordou em apoiar Haddad em São Paulo, acertou com Lula, que em troca queria ter liberdade na sucessão recifense. Acordo selado, Eduardo ficou esperando os petistas entregarem a rapadura.

Não deu outra, as facções petistas entraram em pé de guerra, e iam se enfraquecendo enquanto travavam batalhas sem fim. Faziam e anulavam prévias, davam impeachment e por fim decidiram nomear o biônico Humberto Costa.

A estas altura Eduardo tinha comido a candidatura petista pelas beiradas, como canjica quente.

Humberto preocupado com seu próprio umbigo, só viu que estava sozinho e mal pago, quando já era tarde demais. Apelou para Lula, como um naufrago a uma tabua de salvação. Ganhou uns tapinhas nas costa, um abraço apertado e só.

Finalmente, não podendo mais retardar, hoje pela via fotográfica, Lula, também abandonou o barco de Humberto, e disse com quem estava.

Politicamente Lula ficou do lado certo. Quem tem mais a oferecer politicamente no futuro? Humberto, um senadorzinho obrigado a lhe apoiar, ou Eduardo, o dono de um partido de alcance nacional?

Não é a primeira vez que Lula, prefere o conterrâneo recifense Eduardo, ao campinense paulista, Humberto Costa.

Na eleição de governador em 2006, Lula inventou uma engenharia política, apoiando ao mesmo tempo, Eduardo e Humberto, fazendo comícios com os dois no mesmo palanque.

Na prática Lula estava tratando Humberto, que era do seu partido, como o filho bastardo, e Eduardo, do PSB, como se fora o filho legítimo.

Humberto perdeu Eduardo ganhou e Lula foi ficando cada vez mais ligado a Eduardo e distanciado do desimportante Humberto.

Nesse instante a única vantagem que Humberto dispõe, é que, por ser médico, pode prescrever, para si mesmo, aqueles comprimidos de tarja preta. Não abuse!

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Eduardo ficou bem na foto, Humberto não pode negar.


Nenhum comentário: