26 de mai. de 2012

Inaugurando Elizabeth II

INGLATERRA
Inaugurando Elizabeth II
Uma nova rainha foi providenciada para comemorar os 60 anos de sua ascensão ao trono

Foto: Leon Neal / AFP

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Le Figaro, Wikipedia

A rainha Elizabeth II, a soberana britânica, que comemorou seu aniversário de 86 anos, em 21 de abril, recebe os últimos retoques, para enfrentar as câmeras e os flashes dos fotógrafos, para mais uma evento comemorativo do seu Jubileu de Diamante, sessenta anos da sua ascensão ao trono da Inglaterra.

Trata-se da nova estátua de cera, de sua da monarca, inaugurada em 14 de maio, no famoso museu de certa londrino de Madame Tussauds, fundado em 1834.

Poucos sabem, mas Elizabeth II, tem 125 milhões de súditos espalhados pelo planeta em diversos países onde o soberano do Reino Unido é o chefe de estado. Seu domínio real alcançam, além do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, a Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.

A rainha Elizabeth II é também a chefe da Comunidade de Nações, governante suprema da igreja da Inglaterra (também denominada igreja anglicana), comandante-em-chefe das Forças Armadas do Reino Unido, Lorde de Mann e Duquesa de Normandia.

Atualmente é a chefe de Estado que está no poder há mais tempo na Europa, nas Américas, África e Oceânia, sendo a segunda no mundo, superada apenas pelo rei Rama IX da Tailândia. Elizabeth II é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. O recorde pertencia à rainha Vitória, que viveu 81 anos, sete meses e 29 dias, vindo a falecer em 1901; um marco que a sua trineta alcançou no dia 20 de dezembro de 2007. Para superar sua trisavó, Vitória, no recorde do mais longo reinado, terá de reinar mais 1202 dias, até 9 de setembro de 2015.


Nenhum comentário: