22 de mai. de 2012

Fifa confirma, com ressalvas, Recife na Copa das Confederações

COPA DO MUNDO NO BRASIL
Fifa confirma, com ressalvas, Recife na Copa das Confederações
A cúpula da Fifa decidiu incluir o Recife, como uma das sedes da Copa das Confederações, o torneiro internacional preparatório para a Copa do Mundo, que acontecerá no próximo ano. Mas devido a atrazos nas obras, só confirmará em novembro, de forma definitiva, se realmente a arena de São Lourenço da Mata será palco da competição

Foto: Divulgação / Secopa

O relatório da FIFA, dizia que a arena pernambucana dificilmente ficaria pronta a tempo de participar da Copa das Confederações, voltou atrás, deu um crédito de confiança e mais seis meses de prazo.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Folha de São Paulo, Diário de Pernambuco, Reuters, Globo Esporte

A FIFA aprovou seis cidades como sedes da Copa das Confederações: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Mas a entidade deixou em aberto a possibilidade de reduzir o número de cidades, que poderão ser quatro, cinco ou seis sedes, dependendo das condições das obras necessárias a realização do evento.

Desde o ano passado, apenas quatro cidades estão certas na competição. Recife e Salvador foram colocadas como possibilidades, mas ainda lutavam para provar a FIFA que tinha acelerado as obras o suficiente para serem incluídas na competição.

Reunião do Comitê Executivo da Fifa, na segunda-feira, em Budapeste, confirmou a entrada das duas cidades na Copa das Confederações. Mas o texto do comunicado da Fifa diz que: "apesar disso, vários calendários de jogos incluíndo quatro, cinco e seis cidades foram trabalhados para se adaptar de forma suave à situação real no tempo adequado".

A decisão do Comitê Executivo é um voto de confiança a Recife cuja conclusão de obras a tempo era uma incógnita. Salvador já era apontada como adiantada nas obras, então, sua presença era quase certa.

Na semana passada, a Folha obteve documento da Fifa que apontava atrasos em três das quatro sedes que já estavam confirmadas para a competição, tratada como ensaio para o Mundial. Rio, Brasília e Belo Horizonte são vistas no relatório com "médio risco" de não concluírem as obras a tempo. Fortaleza é exceção, está à frente do prazo.

De acordo com o relatório da Fifa, a arena baiana apresenta apenas "baixo risco", enquanto os desafios do estádio de Pernambuco "dificilmente serão superados".

Segundo levantamento da construtora no fim de abril, a Arena Pernambuco chegou a 40% de avanço físico e está com o primeiro setor de arquibancadas finalizado. Além do término da instalação da arquibancada da ala sul, o estádio multiuso alcançou seu pavimento mais alto, e 53,5% da estrutura e 62,8% do sistema viário e estacionamentos foram construídos. Também foram iniciados os serviços de acabamentos internos (alvenaria). A evolução segue o plano de aceleração da obra, em todos os setores, visando estar pronta no prazo previsto>

O sorteio dos grupos da competição será realizado em São Paulo, Anhembi, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013.

Mesmo no Rio de Janeiro, confirmado desde o início como sede da final da Copa das Confederações, os operários correm contra o tempo para concluir as obras de reforma do Maracanã a tempo para o torneio.

A abertura da Copa das Confederações será realizada em Brasília, com as duas semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza e a decisão do título no Maracanã.

Participarão do evento a Seleção Brasileira, por ser o país sede, a seleção da Espanha, a última campeã mundial, a do Japão, campeão da Copa da Ásia, a do México, campeão da Copa Ouro e a do Uruguai campeão da Copa América. Ainda falta definir os ocupantes de três vagas, destinadas a África, Europa e Oceania.


Nenhum comentário: