25 de mai. de 2012

Executiva nacional do PT cassou vitória de João da Costa

PERNAMBUCO – Eleições 2012
Executiva nacional do PT cassou vitória de João da Costa
A Executiva Nacional do PT decidiu anular nesta quinta às prévias realizadas no último domingo (20) pelo Diretório Municipal do Recife. Os dirigentes petistas garfaram a vitória do atual prefeito João da Costa, alegando irregularidades na realização da consulta. Foi marcada nova prévia para fazer o candidato derrotado Maurício Rands, ganhar de qualquer maneira. Nos bastidores dizem que a manobra visa atender Eduardo Campos, que só aceita Rands, (Por coincidência primo de Renata Campos, mulher do governador) como o candidato dos petistas em Recife. A chapa esquenta, pois, Campos ameaça retirar o apoio do PSB a Fernando Haddad em São Paulo, se não for atendido

Charge de HUMBERTO – publicada no Jornal do Comércio - 22/05/2012

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Veja, Terra, Exame, Diário de Pernambuco, Congresso em Foco, ”thepassiranews”

A executiva nacional do PT anulou, nesta quinta-feira, 24, a prévia do partido ocorrida no Recife, por dez votos a três, a executiva nacional do PT decidiu, preparar outra disputa interna com os mesmos pré-candidatos, no próximo dia 3 de junho.

Segundo o Diário de Pernambuco os dois pré-candidatos, João da Costa e Maurício Rands, saíram do encontro insatisfeitos, cada um com meia vitória e meia derrota. João da Costa esperava sair de São Paulo, onde o encontro ocorreu, com a confirmação do resultado obtido nas urnas, que lhe garantiu 553 votos de diferença sobre o adversário. Não conseguiu, mas ganhou sobrevida porque a direção petista desistiu de usar o termo “fraude”, substituindo por “irregularidades”. Rands, por sua vez, conseguiu invalidar a prévia, mas esperava ser escolhido como pré-candidato ontem mesmo.

O debate entre os petistas foi longo e desgastante. Começou à tarde e terminou no início da noite com a presença de apenas 13 dos 21 integrantes da executiva. Mas nenhum dos pré-candidatos saiu vencedor. Na reunião, valeu a palavra dos observadores que vieram ao Recife no último domingo - o secretário geral e de organização nacional do PT, respectivamente Elói Pietá e Paulo Frateschi.


MARCADO PARA PERDER - João da Costa entra na disputa com a obrigação de perder. Além de enfrentar o candidato preferido de Lula e Eduardo Campos, está proibido de incluir os seus 13 mil militantes ilegais nessa segunda prévia.

Segundo avaliação feita por outros petistas, em reserva, ambos entenderam que seria muito traumático “sacar” o prefeito da disputa e indicar Rands como candidato após a realização das prévias. Analisaram que essa decisão iria ferir os militantes que foram às urnas de forma espontânea e abalar muito imagem da legenda, porque o prefeito petista iria ficar maculado como “fraudador”.

Se Rands fosse indicado sumariamente, o discurso de seus adversários poderia ser: ele foi escolhido pelos caciques do PT, não pelos militantes. Depois de quase quatro horas de reunião, o PT disse, entre outros pontos, que houve irregulares e diferenças nas listas, mas não revelou o número de pessoas inaptas - 2.540 militantes, segundo antecipou o Diário de Pernambuco.

As prévias foram anuladas oficialmente por quatro motivos: indefinição do colégio eleitoral, “falhas” na votação, judicialização e inobservância da resolução da nacional.

Na próxima disputa, o secretário-geral do PT nacional, Elói Pietá, não será mais um dos observadores, como foi na última, do dia 20. Ele teve uma discussão séria com João da Costa na reunião e poderia ser considerado como parcial

O senador Humberto Costa sofreu uma derrota no encontro. No último dia 20, tinha batido na mesa e dito que o “prefeito estava fora” por judicializar à disputa.

A executiva determinou que os candidatos honrassem o compromisso de buscar a unidade e tentem um acordo. Caso não seja possível, respeitem o resultado das urnas, coisa que eles não fizeram.


MARCANDO TERRITÓRIO - Eduardo Campos cobra caro e paga bem. Pediu a cabeça de João da Costa, em troca, promete socorrer o PT paulista.

Por trás desse imbróglio “há, porém, mais coisas do que supõe nossa vã filosofia.” A Executiva Nacional do PT, sob inspiração do ex-presidente Lula e José Dirceu, garfaram o petista João da Costa, para facilitar a vida da frágil candidatura de Fernando Haddad, a Prefeito de São Paulo.

Acontece que num acordo de pé de ouvido, Eduardo Campos, que finge se manter fora da disputa petista no Recife, exigiu que o candidato da legenda na capital pernambucana fosse Maurício Rands. Teria dito que se os petistas não apontarem Rands como candidato, o PSB, de Eduardo Campos, teria dificuldades em fechar com Haddad na capital paulista, e ainda por cima, pode lançar candidatos em mais duas capitais, atrapalhando os planos do PT.

Com medo do governador pernambucano, o perigoso cangaceiro dos olhos verdes, a cúpula petista, está até ameaçando João da Costa com um possível processo no Conselho de Ética do PT, dizendo que ele usou informações falsas para obter a liminar que permitiu que 13 mil militantes votassem ilegalmente na prévia.

Segundo o site Congresso em Foco, a preferencia do Governador Eduardo Campos, por Maurício Rands, tem como justificativa, que ele, governador precisa “de alguém de confiança na prefeitura, ou literalmente, alguém de casa”. "Rands é o homem certo, pois é primo direto da mulher do governador, Renata" Campos.


MARCADO PARA GANHAR - Maurício Rands entra na disputa com garantia de vitória, porque Lula e Eduardo Campos querem e Haddad precisa. Já ganhou !


Nenhum comentário: