15 de abr. de 2012

Sarney passa bem após cateterismo

SÃO PAULO
Sarney passa bem após cateterismo
O presidente do senado José Sarney, foi internado após passar mal na sexta-feira (13), passou por procedimentos procedimento de cateterismo, seguido por angioplastia. Segundo boletim médico ele está na UTI de hospital em São Paulo e passa bem

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

José Sarney: dor no peito, na sexta-feira 13

Postado por Toinho de Passira
Fontes:Agência Brasil, G1

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passa bem após um procedimento de cateterismo, seguido por angioplastia com a colocação de "stent", realizado na madrugada deste domingo (15), segundo informou seu assessor Fernando Mesquita. Ele segue internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Sarney está com sua esposa, Marly Sarney, sob observação médica, podendo sair da UTI em 24 horas, segundo os padrões médicos, após esse tipo de procedimento.

Sarney chegou ao hospital no final da tarde de sábado (14) para se submeter a exames. Ele foi recebido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal e responsável pelo tratamento contra o câncer pelos quais passaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Kalil coordena a equipe que cuida do senador.

Ele havia se sentido mal na noite desta sexta (13) na residência oficial, em Brasília. No sábado, o presidente do Senado, que está com 81 anos, viajou da capital federal para São Paulo e adiantou um "check-up" que já estava previsto.

Logo após ser internado, os médicos detectaram um quadro de insuficiência coronária, que pode ter sido causado pelo entupimento de uma artéria. A equipe médica, então, optou pela realização do cateterismo após Sarney sentir dor no peito. O último boletim médico informou que o quadro do senador é estável, mas ainda não há previsão de alta.

O cateterismo é um exame feito por meio da introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para chegar ao coração. Já a angioplastia é o desentupimento do vaso sanguíneo com o implante do “stent”, uma espécie de "molinha" colocada dentro do vaso.


Nenhum comentário: