25 de mar. de 2012

Navio fantasma japonês

CANADÁ
Navio fantasma japonês
Um ano depois de ter desaparecido no tsunami de Fukushima, um barco japonês de pesca surgiu flutuando à deriva na costa no Canadá. Cientistas dizem que há cerca de 18 milhões de toneladas de escombros que aos poucos estão a ser levados pelas correntes do oceano em direção à América do Norte.

Foto: Department of National Defence/Handout

O pesqueiro japonês trazido por correntes marítimas desde o Japão até o Canadá

Postado por Toinho de Passira
Fontes: The New York Times, The Star, National Post - News, O Globo, TVI 24

O Departamento Nacional de Defesa do Canadá divulgou uma foto de um barco pesqueiro japonês de grande porte, (50m), à deriva à cerca de 140 milhas náuticas (260 quilômetros) de Cape Saint James, costa da Columbia Britânica, originário do tsunami que varreu a costa nordeste do Japão, há cerca de um ano, após um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter.

A Guarda Costeira canadense emitiu um comunicado alertando as embarcações que navegam na área. A embarcação apresenta sinais de desgastes, com ferrugens no casco mais aparentemente não corre risco de afundar, nem representa a princípio nenhum risco de causar poluição marinha.

Os proprietários do navio, foram informados da sua localização e que "inspeção visual aérea do navio" indicou que não havia ninguém a bordo. Como era de se prever.

Autoridades marinhas canadenses confirmaram que recuperar o barco não foi considerada uma prioridade, no momento.

A presença da embarcação alerta e desmente as expectativas de cientistas e autoridades ocidentais que previam que só em 2013, cerca de 18 milhões de toneladas de escombros do tsunami japonês, trazidos pelas correntes marítimas chegariam à costa da América do Norte.


Nenhum comentário: