13 de mar. de 2012

Arlindo Chinaglia é o novo líder do governo

BRASIL – CÂMARA FEDERAL
Arlindo Chinaglia é o novo líder do governo
A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta terça-feira o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) para ser o novo líder do governo na Câmara, que substitui o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) completando as mudanças nas duas casas legislativas, após estremecimento e vacilações na base aliada.

Foto: Roosewelt Pinheiro/Agencia Brasil

Na Câmara desde 1995, Chinaglia está em seu quinto mandato de deputado federal

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1, Agência Brasil, Último Segundo, Reuters, Congresso em Foco

Após ter anunciado a troca na liderança do governo no Senado: Eduardo Braga (PMDB-AM) substituindo Romero Jucá (PMDB-RR), a presidente Dilma Rousseff resolveu trocar também a liderança do governo na Câmara, entronando o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP)no lugar de Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Além de ter presidido a Câmara entre 2007 e 2009, Chinaglia foi líder do PT entre 2004 e 2005 e líder do governo Lula em 2005.

No ano passado, foi relator-geral da Lei Orçamentária Anual. Durante seu tempo na presidência da Câmara, ficou conhecido pelo apelido de “cinco para as sete”. O petista criou brigas com deputados pela resistência em estender as sessões plenárias e evitar o pagamento de horas extras a servidores. Para não ter que pagar hora extra, ele encerrava as sessões sempre cinco minutos antes das 19h.

Entre as opções colocadas na mesa, a de Chinaglia é que reflete o maior trânsito dentro da bancada do PT. Apesar de ter tido problemas de relacionamento com deputados do baixo clero na época da presidência da Câmara – frequentemente era classificado como arrogante pelos colegas -, Chinaglia é conhecido também pelo poder de debate e persuasão.

A escolha de Chinaglia por Dilma reforça um grupo formado por parte do PT paulista e de outras tendências do partido. O ex-presidente da Câmara foi o principal articulador da candidatura de Marco Maia (PT-RS) à candidatura da Casa em 2010. Na oportunidade, ele conseguiu mobilizar a maior parte da bancada para tirar o então líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) da disputa. Na época, Vaccarezza tinha a preferência dos partidos aliados.

Ninguém porém é perfeito, registre-se a estreita influencia do mensaleiro José Dirceu e sua ala paulista, sobre o deputado Chinaglia.


Nenhum comentário: