7 de jan. de 2012

ARGENTINA
Cristina Kirchner não tinha câncer
Presidenta argentina recebeu alta 48 horas após a cirurgia de remoção da glândula tireoide, junto com a boa notícia de que novos exames descartaram a presença de câncer, como havia sido diagnosticado anteriormente.

Foto: Marcos Brindicci/Reuters

Presidente argentina, Cristina Kirchner, sorri após saber o resultado das eleições presidenciais em Buenos Aires, domingo 23 de dezembro quando foi reeleita para mais quatro anos de mandato.

Postado por Toinho de Passira
Fontes:Reuters , La Razon, El Clarin, G1

A presidente argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta médica neste sábado (7) após ser operada na quarta-feira, com os médicos descartando a possibilidade de câncer de tireoide como havia sido diagnosticado no início, após exame do material recolhido na cirurgia, informou o porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro.

Foto: El Clarin/DyN

O porta-voz da presidencia argentina, Alfredo Scoccimarro, anunciando que a presidenta não tinha câncer.

"A análise histopatológica definitiva constatou a presença de nódulos em ambos os lóbulos da glândula tireoide da presidente, mas descartou a presença de células cancerígenas, modificando o diagnóstico inicial da punção", disse Scoccimarro ao ler o relatório médico oficial.

A presidente, de 58 anos, "descansou normalmente e se encontra em ótimo estado geral", disse o porta-voz.

"Cristina Kirchner deixou o hospital de helicóptero e viajou para a residência presidencial de Olivo", onde vai convalescer, até a recuperação completa.

Segundo o médico, "com este diagnóstico positivo, a equipe encarregada considera o tratamento cirúrgico suficiente, sem a necessidade da administração de iodo radioativo".

Kirchner está de licença médica até o dia 24 de janeiro, período em que o vice-presidente Amado Boudou ficará no comando do Poder Executivo.

A operação realizada na quarta-feira durou três horas e meia e consistiu na remoção da glândula tireoide.

Uma punção feita no final de dezembro diagnosticou um câncer de tireoide. Uma operação foi agendada em seguida, mas a avaliação da glândula, feita logo depois da operação, determinou não haver nenhuma célula cancerígena no tecido.

A presidente esteve acompanhada durante a cirurgia por seus filhos Máximo (32 anos) e Florencia (24) e outros familiares, como sua mãe, sua irmã e sua cunhada, a ministra da Ação Social Alicia Kirchner, irmã do falecido ex-presidente Néstor Kirchner.

Foto: Clarin/DyN


Foto: Natacha Pisarenkoi/Associated Press

Centenas de seguidores, que fizeram vigília em frente ao hospital desde quarta-feira, aplaudiram e cantaram e dançaram quando o diagnóstico de câncer foi descartado.

A operação foi realizada menos de um mês depois de Kirchner assumir, em 10 de dezembro, seu segundo mandato presidencial, após vencer as eleições com 54,11% dos votos.


Nenhum comentário: