6 de mai. de 2011

BRASIL – CORRUPÇÃO: Delúbio Soares, o herói do PT, está de volta

BRASIL – CORRUPÇÃO
Delúbio Soares, o herói do PT, está de volta
Cada um tem o ídolo que merece. O Partido dos Trabalhadores reintegrou de braços abertos, pompa e circunstância, o maior operador de corrupção política partidária da história recente do país, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Sores. O petista foi banido dos quadros partidários, em 2005, numa época em que o PT ainda pelo menos ainda fingia que não aprovava atos de corrupção

Charge de Sponholz

Postado por Toinho de Passira
Fontes: ”thepassiranews”, Estadão, Blog do Augusto Nunes, Veja - Abril

No fim da semana passada, os integrantes do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovaram por esmagadora maioria, 60 votos a favor, 15 contra e duas abstenções, como já era fartamente esperado, a volta de Delúbio Soares aos quadros do Partido, de onde havia sido expulso em 2005, no auge do escândalo do mensalão, quando era o todo poderoso tesoureiro do PT.

Ninguém pode deixar de dizer que o PT foi coerente e precavido ao aceitar Delúbio de volta. Não convinha manter no sereno o maior arquivo vivo da corrupção política nacional. Embora já se saiba de praticamente tudo que ele pudesse dizer, o seu silêncio ainda vale ouro na avalição da cúpula partidária, sobejamente apoiada pelo presidente de honra, o “cara” Luiz Inácio Lula da Silva.

A escrachada senadora Marta Suplicy, resumiu o sentimento do partido: “Ele segurou tudo calado!” Manteve a ormetá, a lei do silêncio da máfia, não falou sobre as estripulias do presidente do Partido José Genoíno, sobre as orientações de José Dirceu, o então Chefe da Casa Civil, nem das bênçãos do cara, o então presidente Lula.

Delúbio sabe quem recebia dinheiro da corrupção do mensalão. Os que foram flagrados e arranjaram desculpas esfarrapadas, e os que não foram alcançados, por investigações e denuncias. Os descobertos morrem de medo dos detalhes os ainda não revelados borram-se de medo.

Foi com a calcinha suja de medo que Marta Suplicy, saiu em defesa do companheiro discreto e silencioso. Genoíno, presidente do Partido, diz que nada sabia da atuação do seu tesoureiro, mas, mesmo posando de traído, é incapaz de lhe fazer uma critica pública. Dirceu defende Delúbio com os argumentos de quem tem o rabo preso. Lula, o considera um mártir da corrupção. Devia ter medalha para esses casos.

Durante os seus depoimentos na CPI do Congresso, Delúbio, questionado pelos parlamentares, Delúbio munido do sorriso da Monalisa e do olhar dissimulado de Capitu, falava apenas que não falaria. Após um desses profetizou aos jornalistas que essa história de “mensalão” acabaria virando “uma piada de salão”.

Foto: Arquivo

DELÚBIO, DOIDÃO - Chegamos a sugerir um exame antidoping no tesoureiro. Era preciso saber o que ele fumara, cheirara ou ingerira, antes de se apresentar a CPI para depor.

Há seis anos no limbo, o paciente Delúbio deu sinais de inquietação, quando escreveu, alertando aos cumplices que paciência tinha limites.

“Aceitei os riscos da luta. Mas não fui senão, em todos os instantes, sem exceção, fiel cumpridor das tarefas que me destinou o PT”. – falou mostrando claramente que era apenas uma peça da engrenagem.

Na ocasião, Delúbio foi acalmado, pela turma do deixa disso, alegando que seria melhor, só reabilita-lo, após a eleição da companheira e agora cumpriram o trato. Se não for atropelado pela condenação do Supremo Tribunal Federal, profetiza-se que filiado ao diretório do Partido dos Trabalhadores de Goiás, Delúbio já se candidate nas próximas eleições municipais, possivelmente ao cargo de Vereador de Goiânia.

Simbolicamente, a jornalista Luciana Marques registrou que no momento da votação, deixada para o fim da reunião do Diretório, a maioria dos petistas, comia pizza, enquanto decidia o reingresso do companheiro Delúbio. Como fizeram com José Dirceu, José Genoíno e tantos outros, finalmente restabeleceu-se o principio básico petista, de assegurar e prestigiar igualmente todos os corruptos do partido.


Um comentário:

Ana Maria disse...

Que bom te ver por aqui!!!

Lindo final de semana!

Beijo,

Ana Maria