21 de abr. de 2011

Sila Sahin, a mulçumana despida

ALEMANHA – TURQUIA
Sila Sahin, a mulçumana despida
A atriz alemã de origem turca, será a estrela da próxima da Playboy alemã, edição de maio. Por ter sido educada numa família mulçumana dentro dos rigores da comunidade turca na Alemanha, seu gesto causou um debate e uma polêmica que há muito não aconteciam com a publicação de fotos despidas de uma atriz de sucesso. Pessoalmente Sahin está em meio a um turbilhão: a família a está repudiando, grupos radicais a ameaçam, enquanto feministas, que normalmente, desaprovam a exposição feminina nesse tipo de publicação, podem vir a apoiá-la.

Foto: Divulgação

Sila Sahin num ensaio nu que é um gesto político

Postado por Toinho de Passira
Fontes: DN News, Huffington Post, 15min, Playboy, Epoca – Blog de José Antonio Lima, Mags Archives, Hindustan Times, GMX Net, TG.com, Daily Mail, YTL Community

A turca alemã, Sila Sahin, de 25 anos, nascida em Berlim, atriz de sucesso, atualmente estrela uma popular novela, “Gute Zeiten, Zeiten schlechte” (Tempo bom, tempo ruim) no canal RTL, era considerada uma mulher bem comportada e até discreta. “Um exemplo perfeito de como uma jovem mulçumana moderna deve se comportar em uma sociedade multicultural, tornando sua família feliz e orgulhosa da filha, diz o jornal britânico Daily Mail.

Por isso surpreendeu e causou polêmica, muito mais do que da conta, o fato dela ser a estrela da próxima edição revista Playboy alemã, que estará nas bancas no início de maio. Sila Sahin é a primeira mulher mulçumana a aparecer nua numa revista.

A notícia de que ela apareceria nas páginas da revista começou a causar polêmica desde o momento em que as primeiras fotos da capa foram reveladas. A imagem trazia Sila com o seio à mostra, o que enfureceu alguns seguimentos mais radicais da comunidade turca na Alemanha. Agora que mais imagens de divulgação exibem fotos muito mais reveladoras, a indignação pode virar fúria e ameaçar a segurança física da atriz.

Para piorar as coisas, há informações, que as imagens contidas nas 12 páginas da revista, são muitíssimo mais ousadas que as publicadas até agora a título de divulgação.

Normalmente as mulheres que posam nuas para revistas masculinas são repudiadas pelos grupos feministas, mas no caso de Sahin, há quem veja, o gesto tido normalmente como vulgar, como uma importante contribuição para o debate sobre a emancipação das mulheres muçulmanas.

Foto: Divulgação

Numa entrevista na própria revista Sahin explica a sua decisão de posar sem roupa:

"Eu fiz isso porque eu queria ser finalmente livre", disse ela. "Estas fotografias são uma liberação das restrições da minha infância."

"Minha educação foi conservadora", ela disse a Playboy. "Sempre me disseram, você não deve sair, não deve cultivar uma aparência atraente, deve ter amigos do sexo masculino e muito menos namorados”.

“Como resultado, desenvolvi um extremo desejo de liberdade. Eu me sinto como Che Guevara. Eu tenho que fazer tudo que eu quero, senão eu sinto como se estivesse morta”.

E de acordo com Sahin, seus amigos ficaram impressionados com a divulgação da revista. "Eles admiram minha coragem", diz ela.

Foto: Divulgação

Mas as criticas da comunidade são bem mais expressivos que os elogios. Mesmo figuras populares do showbiz como o comediante Murat Total, um turco austríaco, de 36 anos, radicado na Alemanha, reprovou, através da mídia, com veemência a decisão da atriz.

O tema atingiu a sensibilidade dos alemães e não apenas entre os leitores habituais de revistas masculinas. Percebe-se agora, por exemplo, que os turcos têm de fazer escolhas difíceis a fim de se integrar na sociedade alemã.

As mulheres turcas são criadas com uma mistura confusa de valores. Enquanto em casa e na familia são contidas para manter uma postura tradicional, são expostas nas escola e nas ruas a uma outra realidade com valores bem diversos.

Foto: Divulgação

Segundo o Times, um antropólogo da universidade alemã, afirmou:

"Temos de nos mantermos atualizado sobre o debate multicultural. É provavelmente a primeira vez em minha carreira acadêmica que vou amortizar os custos de uma revista masculina”, como material de pesquisa.

O primeiro impacto, porém, veio da família horrorizada com as imagens. Mesmo sabendo que não seria aprovada, a dura reação de repudio familiar, está acima de suas expectativas e surpreendeu a própria atriz.

Foto: Divulgação

"Minha mãe ainda está zangada. Será ainda mais difícil com os meus avós, minhas tias e meus tios ", disse ela no site dedicado à sua telenovela.

O seu pai, que é ator, conversou com ela. Disse estar infeliz, mas pricipalmente preocupado com a pressão que ela irá sofrer, não apenas da comunidade turca na Alemanha (onde há 3,5 milhões de patrícios, contando com os de dupla nacionalidade), mas do mundo mulçumano, como um todo.

Na verdade a familia de Sahin só soube que ela estaria nua nas páginas da próxima Playboy alemã, atráves de uma entrevista que ela concedeu a televisão RTL, um dia antes das fotos serem divulgadas, no site da revista.

Enquanto algumas das fotos eram exibidas ela pedia a sua mãe e pai para entenderem a razão de sua decisão, e emocionada chegou a implorar clemência aos familiares.

"Espero que vocês possam me perdoar, disse ela.

'Por favor, deixe-me voltar para casa. "

Nós do “thepassiranews” estamos oferecendo asilo emocional a Sila Sahin.


Um comentário:

Ajuricaba disse...

Camisa 10 em qualquer time que escalarem, independente do treinador.