7 de abr. de 2011

RIO DE JANEIRO – TRAGÉDIA: A chacina na escola em Realengo

RIO DE JANEIRO – TRAGÉDIA
A chacina na escola em Realengo
Ao estilo dos insanos americanos, o ex-estudante da Escola Municipal Tasso de Silveira, no Rio, Wellington Menezes, invadiu o estabelecimento a saiu disparando com duas armas de fogo, à revelia, matando pelo menos 12 jovens e ferindo outros 13, tendo, depois de alvejado pela polícia, se suicidado

Foto: Antonio Lacerda/EFE/El Pais

A Escola Municipal Tasso de Silveira, na zona oeste do Rio, onde aconteceu o massacre. O crime teve repercussão mundial

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters, BBC Brasil, Le Monde, El Pais, City TV, Extra, Casos de Polícia, O Dia, Blog do Noblat

A Escola Municipal Tasso de Silveira, na zona oeste do Rio, onde aconteceu o massacre Por volta das 08h30min da manhã de hoje, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, matou 12 jovens e feriu outras 13 e se matou, no colégio onde havia estudado quando garoto, a Escola Municipal Tasso de Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Com a desculpa que ia fazer uma palestra, entrou na escola, armado com dois revolveres, muita munição, mais um equipamento que facilitava o remuniciamento rápido das armas e começou a atirar provocando um massacre, comum nos Estados Unidos, até então inédito na crônica da violência urbana brasileira.

Foto: Paulo Alvadia/Agência O Dia

O sargento Márcio, ao centro, alvejou o assassino, que em seguida suicidou-se

O Sargento da PM, Márcio Alexandre Alves, de 38 anos, primeiro a entrar na escola durante o ataque, disse que participava de uma operação perto da escola quando um garoto ferido pediu socorro.

Ao entrar na escola, o sargento disse ter visto Menezes saindo de uma sala em direção ao terceiro andar da escola.

Foto: Jadson Marques/EFE/El Pais

O corpo sem vida de Wellington Menezes, autor da chacina

O policial afirmou ter então conseguiu alvejar o criminoso com um tiro na perna. Ferido ele suicidou-se disparando na própria cabeça.

Uma funcionária da escola disse à rádio BandNews que Wellington Menezes disparou cerca de cinqüenta tiros contra os alunos. Funcionários e alunos conseguiram sair pela garagem da escola e buscaram refúgio na casa de vizinhos.

Nas primeiras investigações a polícia concluiu que o atirador entrou na escola com duas armas e mais de 70 projéteis. Um revólver calibre 38 está com a numeração raspada, o que impede a polícia de rastrear sua origem. O outro revólver, um calibre 32, pertence a um homem já falecido.

Wellington Menezes de Oliveira tinha ainda em sua mochila pelo menos 12 speed loaders, um acessório usado para carregar as seis balas de um revólver com rapidez. A peça, segundo especialistas em armas, pode ser comprada por qualquer pessoa em lojas que vendem equipamentos de caça e pesca por até R$ 30, cada.

De acordo com policiais, Wellington teria feito os cerca de 50 disparos apenas com o revólver calibre 38 e, por isso, teria usado pelo menos nove speed loaders. A polícia encontrou com Wellington ainda 22 balas intactas.

Apesar de não ter formação militar ou policial, Wellington mostrou habilidade incomum para manusear o revólver. A polícia vai investigar se ele recebeu algum tipo de treinamento ou foi ajudado no planejamento do crime.

O diretor da escola municipal disse à rádio CBN que Wellington Menezes havia visitado a escola há pouco tempo e conversado com professores.

A Polícia encontrou entre os pertences de Wellington uma carta suicida, repleta de insanidades, com teor "fundamentalista" e "várias frases desconexas" sobre islamismo e terrorismo.


TRECHO DA CARTA - "Preciso da visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante da minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida", diz parte do documento digitado em computador e assinado de próprio punho pelo atirador.

A carta deixava claro que ele sabia que ia morrer, já que especifica como gostaria de ser enterrado – “ao lado da sepultura onde minha mãe dorme”; diz precisar da visita de um seguidor de Deus – para pedir “o perdão de Deus pelo que fiz” – e deixa instruções para que sua casa no bairro de Sepetiba seja doada para “instituições pobres” “que cuidam de animais abandonados”.

Filho adotivo, ele saiu da casa onde morava com a irmã há oito meses e se mudou para Sepetiba. Em entrevista à rádio BandNews, a irmã Rosilane, de 49 anos, disse que Wellington (foto) era uma pessoa reservada e que não tinha amigos.

- Na época da eleição, ele veio aqui. Chamei para almoçar, ele não queria. Falava muita besteira. Ele só ficava na internet, não tinha amigos, era muito estranho e reservado. Só falava de negócio de muçulmano... Essas coisas assim.

Quando viu o irmão adotivo pela última vez (os pais já são falecidos), no fim do ano passado, Rosilane disse que ele estava com a barba grande. Segundo ela, o irmão estudava práticas terroristas pela internet.

Foto: Getty Images

Uma mulher mostra uma foto de sua sobrinha Patrícia (15), uma das vítimas do tiroteio na escola em Realengo

Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio informou, na noite desta quinta-feira (7), que o número de crianças mortas no ataque à escola subiu para 12. Constata-se que das 24 pessoas baleadas, pelo criminoso, 20 eram do sexo feminino. entre os mortos há também uma prevalência de meninas, 10 entre os 12 vitimados fatalmente.

Foto: Fabio Gonçalves/Agência O Dia

Alguns dos feridos recolhidos aos hospitais estão em estado grave.


*Atualizado às 07hs do dia 8/04/2010


3 comentários:

daiana disse...

que deus abençoe os familiares de todas as vitimas.

Unknown disse...

que deus de forças as familias destes jovens inoçentes ,que hoje com certesa estã com cristo jesus .as familias meus pesares e minhas oraçoes. tenham forças ,eque deus as ampare

andreia disse...

peço ao senhor que de o conforto todas as familias que perderao os seus filhos no massacre,e tambem por aquelas crianças que sobreviverao e por todas as crianças e jovens do nosso brasil,que deus possa protejelas de todo o perigo e de todas as coisas mal que nao provem do nosso senhor jesus cristo,que abençoe a todos nos.amem