8 de dez. de 2010

WIKILEAKS BRASIL: Top Top Garcia flagrado falando mal dos vizinhos

WIKILEAKS BRASIL
Top Top Garcia flagrado falando mal dos vizinhos
O assessor especial de Lula, para assuntos internacionais, Marco Aurélio Top Top Garcia, mantido no cargo por Dilma, em conversa com o subsecretário de Estado americano para o hemisfério ocidental, Arturo Valenzuela, disparou imprecauções contra aliados sul americanos, detonando a Bolívia, de Evo Morales; o Equador de Rafael Correa; a Argentina, de Cristina Kirshner e até o companheiro Hugo Chávez, de quem se diz amigo íntimo

Foto: Associated Press

PODRIDÃO SUL-AMERICANA - Top Top reunido com Valenzuela, em Brasilia, 14 de dezembro de 2009

Postado por Toinho de Passira
Fonte: O Globo

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Top Top Garcia, disse a um diplomata americano em visita ao Brasil, em dezembro de 2009, que o sistema político no Equador e na Bolívia é "podre".

A conversa, que aconteceu entre Garcia e Arturo Valenzuela, na época recém-nomeado subsecretário de Estado americano para o hemisfério ocidental, foi relatada a Washington por Lisa Kubiske, ministra conselheira da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. O documento foi filtrado pelo site WikiLeaks e tornado público neste domingo.

A declaração foi dada quando Garcia aparentemente fazia um resumo do panorama político na América do Sul. A Bolívia realizara em 6 de dezembro de 2009 eleições gerais, e o Equador, em abril daquele ano. Evo Morales e Rafael Correa se reelegeram presidentes então.

"Ele descreveu o sistema político de Equador e Bolívia como 'podre'; disse que a vitória de (José) Mujica nas eleições no Uruguai era boa porque ele seria 'mais ativo'; e considerou o futuro da Argentina 'um grande ponto de interrogação'", informou Lisa Kubiske ao Departamento de Estado, em boletim com data de 29 de dezembro de 2009.

Garcia teria aproveitado a reunião com o diplomata americano para ressaltar que o atraso dos EUA em alguns projetos para a América Latina causava frustração e desapontamento.

Segundo o relatório, o assessor de Lula sugeriu ainda que Valenzuela fosse a Caracas para estabelecer uma conexão direta com o presidente Hugo Chávez.

"Se isso não for feito, Chávez vai responder a qualquer um. Ele não tem senso de proporção", teria afirmado Garcia.

O relatório é parte do pacote de 250 mil documentos secretos da diplomacia americana que o WikiLeaks vem divulgando desde o fim de novembro. Estamos esperando, quando os documentos diplomáticos americanos começarem a falar do envolvimento de Top Top Garcia com a guerrilha colombiana das FARC.


Nenhum comentário: