4 de set. de 2010

CUBA : Quatro centímetros de tolerância

CUBA
Quatro centímetros de tolerância
A blogueira cubana Yoani Sánchez mostra na prática até onde o estado cubano ditador intromete-se na vida dos cidadãos, mostrando as exigência com o uniforme dos alunos que freqüentarão uma escola pré universitária. Determinam a cor da fita que as mulheres usarão nos cabelos e a cor dos cintos usados pelos homens. Está proibida o uso de calças pélvicas e que as mulheres "usem maquiagem, pulseiras, colares, correntes nem anéis.”

Foto: Yoani Sánchez /Geración Y

Toinho de Passira
Fonte: Desde Cuba – Geración Y

Ontem fui matricular meu filho no pré-universitário e no lugar de um cartaz de boas vindas encontrei um quadro-negro com o seguinte conteúdo:

Sobre o uniforme: As mulheres não usarão mais do que um par de brincos. As camisas e blusas serão usadas por dentro. Não se lhes farão plissados, recortes para ajustar ao corpo ou que fiquem acima da saia ou calça. Não tirar os bolsos. As saias deverão ter um comprimento de 4 centímetros sobre as rótulas dos joelhos. Não serão permitidas saias pélvicas, descoloridas ou com marcas de passado.

As calças deverão se ajustar na altura dos sapatos. Não se permite calças pélvicas. As mulheres não usarão maquiagem. Não se permite pulseiras, colares, correntes nem anéis. As características religiosas não poderão estar visíveis. Os sapatos serão fechados e as meias brancas e compridas.

Não se portará MP3, MP4, celulares. Os homens não usarão brincos, botões nem piercing. Os cintos deverão ser simples e sem fivelas excêntricas, grandes ou na moda, estes deverão ser de cor preta ou marron.

Sobre o cabelo: Os carecas, penteados e barbeados devem ser os corretos, eliminando toda excentricidade e modismos alheios ao uso do uniforme.

Não se permite nos homens: o cabelo comprido, pintado, caracóis compridos nem figuras no cabelo. As mulheres não usarão brincos pendurados.

As fitas usadas no cabelo devem ser: azul, brancas ou pretas. Estas terão um tamanho apropriado. O cabelo dos homens não deve exceder os 4 centímetros.

Agora tenho dúvida se o Téo vai entrar no ensino médio superior ou numa unidade militar.

*Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto


Nenhum comentário: