19 de set. de 2010

200 anos da Oktoberfest de Munique

ALEMANHA
200 anos da Oktoberfest de Munique
Os alemães estão comemorando com muita cerveja o dois séculos do maior festival de cerveja do mundo: 6,5 milhões de litros de cerveja são estimados para o consumo no evento deste ano

Foto: Reuters

Toinho de Passira
Fontes: EPA, Site Oktoberfest, BBC Brasil

No ano em que comemora dois séculos de história, a Oktoberfest de Munique, maior festa cervejeira do mundo, abriu neste sábado as portas ao público, que já lotava o recinto horas antes de o prefeito da capital bávara, Christian Ude, perfurar o primeiro barril de cerveja da festa.

Foto: Divulgação

O prefeito de Munique, Christian Ude, perfurando o barril inaugural

Ao meio-dia em ponto pelo horário local (7h de Brasília), Ude manteve os 60 anos do ritual da perfuração do barril inaugural, seguido do tradicional grito de "O'zapft is" ("está aberto").

Foto: Divulgação

Para a edição deste ano, a 'Oktober' prevê um público recorde, justamente pela comemoração do bicentenário.

Os números de anos anteriores registram público máximo de 6 milhões de visitantes, mas se espera que esse número seja superado nos 17 dias de festa.

Além disso, pelo menos 6,5 milhões de litros de cerveja são estimados para o consumo no evento deste ano.

Foto: Reuters

A festa surgiu celebrando o casamento do então futuro rei da Baviera, Luís I, com Teresa von Sachsen-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. Com o sucesso da pioneira edição, a 'Oktober' seria promovida anualmente, com desfiles em trajes tradicionais, reunião de mestres cervejeiros e atrações de feira.

De tão popular, outras cidades do mundo adotariam a tradição. No Brasil, cidades como Blumenau (SC), Itapiranga (SC) e Santa Cruz do Sul (RS) comemoram o evento.

Foto: Deutsche Presse Agentur

Dados de 2009, garantem que a Oktoberfest gerou a Munique 830 milhões de euros, oriundos dos gastos dos visitantes no recinto da festa, nas diárias de hotéis e nos transportes.

Foto: Deutsche Presse Agentur

Além dos milhões em cerveja, os visitantes consumiram no ano passado 30 mil quilos de peixe, 330 mil salsichas e 80 mil litros de vinho.

Foto: Deutsche Presse Agentur

A partir de 2011, fumar vai ser proibido no famoso festival. Sem o cheiro do tabaco para disfarçar, há o temor de que o fedor de cerveja velha, restos de comida e banheiros portáteis tornem o ambiente insuportável.

Funcionários da Oktoberfest já vão começar a usar este ano uma solução contendo uma bactéria especial, Elbomex, que elimina odores desagradáveis, e será espalhada no chão e nos corredores entre as mesas e os banheiros.

Em julho, eleitores na Bavária votaram em favor da proibição do fumo no Estado. A medida entrou em vigor em agosto.

A exceção foi a Oktoberfest, que tem até 2011 para se adaptar. .

Foto: Fotostudio Kubinska & Hofmann

O festival deste ano vai até o dia 4 de outubro.


Nenhum comentário: