26 de ago. de 2010

Sean Connery completa 80 anos

ESCÓCIA
Sean Connery completa 80 anos
Ele foi o primeiro ator a representar o personagem de James Bond, o agente 007, no cinema, depois transformou-se num dos mais importantes atores da história recente do cinema, com mais de 60 filmes no currículo, embora não tenha entrado num set de filmagem desde 2003.

Fotos Divulgação

O astro visto aqui em 1964, incorporando James Bond e, em 2007, numa festa em Los Angels

Toinho de Passira
Fontes: Estadão, News Scotsman, Portal Terra, Daily Mail

Thomas Sean Connery, o sir Sean Connery, completou 80 anos nesta quarta-feira (25). Um dos maiores atores de Hollywood, o veterano acumula mais de 60 filmes no currículo. Vários são da série 007, na década de 1960 e 1970, na qual interpretou o primeiro James Bond, o agente secreto mais famoso do mundo.

O astro teve sua primeira oportunidade na carreira artística em um musical. Nesta época, ele foi o terceiro colocado no concurso de Mister Universo, que lhe abriu portas para os palcos e televisão. Chegou a fama internacional por James Bond. De lá pra cá não parou mais. Um detalhe é que Sean Connery começou a perder os cabelos aos 21 anos e em todos os filmes de James Bond atuou de peruca.

Connery comemorou seu 80º aniversário em sua casa em Lyford Cay, nas Bahamas. Seus patrícios sonham que ele volte a residir na Escócia. Ele diz que só voltará quando seu país estiver inteiramente independente do julgo inglês.
Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia. Após abandonar seu personagem mais famoso, estrelou outros grandes sucessos como O Nome da Rosa, Os Intocáveis, Indiana Jones e a Última Cruzada, Highlander II - A Ressurreição, Armadilha, A Liga Extraordinária (seu último filme), dentre outros. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em Os Intocáveis, com Kevin Costner e Robert de Niro, em 1987, em uma cerimônia em que foi aplaudido de pé.

Por sua contribuição às artes cinematográficas e ao Império Britânico, o ator foi intitulado sir pela Rainha Elizabeth II, em 2000. Connery se mantém afastado dos cinemas desde A Liga Extraordinária (2003), que apesar do sucesso entre o público, foi considerado um fracasso comercial. Para justificar o sumiço, ele afirmou que estava se dedicando a escrever um livro sobre sua vida.

O astro foi casado por onze anos com a atriz australiana Diane Cilento, com quem teve um filho. Foi um relacionamento conturbado, o que levou a atriz a escrever uma autobiografia relatando que o ator era um péssimo marido. Desde 1975, o veterano está casado com a artista franco-tunisiana Michelline Roquebrune.

James Bond foi a principal inspiração para que os diretores George Lucas e Steven Spielberg criassem o herói Indiana Jones. Em sua homenagem, Connery foi o escolhido para viver o pai do herói em Indiana Jones e a Última Cruzada, interpretado por Harrison Ford. Lucas disse na época que o astro foi o homem que inspirou a criação do filme, o que o deixou muito honrado.

Outra curiosidade é que Sean Connery foi a principal escolha dos diretores para participar de filmes como Matrix e O Senhor dos Anéis, mas se recusou por não entender os roteiros. É considerado até hoje, de acordo com pesquisas de várias revistas, um dos homens mais sexy do mundo.

Foto: Divulgação

Cena do filme “From Russia with Love” contracenando com Daniela Bianchi. Durante a sua infância, ele trabalhou como leiteiro, pedreiro, polidor caixão, modelo nu e salva-vidas. Ele tem duas tatuagens pequenas em seu braço direito, uma diz "Scotland forever", a outra "Mum and Dad." (Papai e mamãe). Ambas foram feitas quando serviu na Marinha aos 16 anos de idade. Lembrar que James Bond, o personagem, também é da marinha.


Veja Sean Connery, no papel de James Bond, nos momentos iniciais do sucesso Goldfinger


Nenhum comentário: